Notícia sobre conta de luz em 2023 cai como uma BOMBA no colo dos brasileiros

Além de novas cobranças nas contas de energia, a Aneel anunciou também que haverá um aumento na tarifa. Veja como conseguir descontos!



Uma previsão liberada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou um aumento de 5,6% na tarifa de energia elétrica de 2023. A estimativa foi apresentada à equipe do grupo de Minas e Energia do governo de transição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que deve assumir o país em janeiro.

Leia mais: Coleta de lixo será cobrada na conta de energia? Entenda nova medida

De acordo com o levantamento realizado, ao menos sete distribuidoras de energia irão realizar um reajuste superior a 10% enquanto outras 15 aplicarão um reajuste entre 5% a 10%. Por outro lado, 17 empresas irão sofrer alterações entre 0% a 5% à medida em que as últimas 13 exibirão uma alteração inferior a 0%.

A expectativa é de que a conta de luz continue com a bandeira verde até o final deste ano. Essa bandeira é aplicada quando há condições favoráveis para a produção e fornecimento de energia elétrica no país, ou seja, nada deverá acarretar nenhum custo extra no valor final da fatura.

Como ter desconto na conta de energia em 2023?

Com o aumento do valor da conta de energia, o pagamento pode se tornar um problema para muitas famílias de baixa renda. Pensando nisso, o Governo Federal instituiu o programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), no qual os grupos cadastrados no Cadastro único (CadÚnico) garantem descontos entre 10 e 100% do valor.

O abatimento é calculado de acordo com as características do grupo familiar em questão e do consumo mensal da residência. Veja qual o desconto ofertado para as famílias:

  • Consumo de até 30 kWh ao mês: 65% de abatimento;
  • Consumo entre 31 kWh e 100 kWh ao mês: 40% de abatimento;
  • Consumo entre 101 kWh e 220 kWh ao mês: 10% de abatimento.

Já para as famílias indígenas e quilombolas, a subtração feita é diferente:

  • Consumo de até 50 kWh ao mês: 100% de abatimento;
  • Consumo entre 51 kWh e 100 kWh ao mês: 40% de abatimento;
  • Consumo entre 101 kWh e 220 kWh ao mês: 10% de abatimento.

Sendo assim, para consumos acima de 220 kwh por mês, não haverá nenhum desconto aplicado para nenhum dos grupos. Com isso, é de extrema importância que os moradores fiquem atentos ao gasto mensal de sua conta para garantir os bônus ofertados.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário