Denúncia: creme de avelã ‘sem avelã’ faz vítimas com propaganda enganosa

Em denúncia enviada à Secretaria Nacional do Consumidor, o Idec aponta um creme de avelã que não conta com a noz em sua composição. Confira!



O Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor (IDEC) enviou uma denúncia à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) sobre a marca Fugini, especificamente em relação ao produto Avelãcrem. De acordo com o instituto, o produto identificado na embalagem como “creme de avelã com cacau” não tem avelã em sua composição.

Leia mais: Cervejaria toma decisão surpreendente após proibição de venda no Catar

Isso quer dizer que o creme comercializado tem apenas o cheiro da noz que é obtido por meio de um aromatizante sintético que simula o cheiro natural. De acordo com Idec, essa diferença entre a descrição do produto no rótulo e a lista de ingredientes viola os direitos do consumidor, uma vez que o induz ao erro na hora da compra.

Além disso, o instituto alertou ainda para a embalagem apelar para o público infantil, visto que conta com imagens de um dinossauro e de crianças. Vale ressaltar que o Avelãcrem tem uma série de aditivos que podem causar danos à saúde dos consumidores, além de contar com gordura vegetal de palma e altas taxas de açúcar na composição.

Caso se assemelha a outros ocorridos recentemente

O caso do Avelãcrem se assemelha ao visto recentemente com o McDonald’s e o sanduíche McPicanha. O lanche não tinha qualquer picanha em sua composição. O mesmo ocorreu com a marca Del Valle e a sua bebida Del Valle Fresh. Neste caso, a bebida não podia ser considerada e muito menos comercializada como suco.

Segundo o instituto, a repetição desses casos apenas mostra que a temida prática do contínuo uso de ingredientes fantasmas segue sendo muito comum no mercado. As marcas visam o aumento do lucro ao vender um produto que não entrega os verdadeiros ingredientes em sua composição que estão estampados no rótulo.

É importante que os consumidores se mantenham atentos à lista de componentes dos produtos. Para isso, basta sempre fazer uma breve checagem nas embalagens dos itens antes de colocá-los nos carrinhos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário