Novas categorias na CNH: motorista precisa realizar mais testes?

Uma das mudanças da nova Carteira Nacional de Habilitação é a inclusão de uma tabela de categorias com códigos.



A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou por uma série de mudanças e seu modelo atualizado começou a ser emitido em junho deste ano. Uma das alterações que mais chamaram a atenção do condutor é a inclusão de uma tabela com novas categorias.

Leia mais: Motoristas esquecidos vão se dar bem com esse TRUQUE do WhatsApp

Ao todo, são 13 modalidades diferentes identificadas por códigos como A1, B1, C1 e BE. Embora seja desconhecido por muitos condutores, esse padrão já existia.

Contudo, circulam nas redes sociais boatos de que os motoristas precisarão voltar para a autoescola para obter essas categorias. Afinal, é verdade que o brasileiro terá que fazer novos testes teórico e prática para emitir a nova CNH?

Motorista precisa voltar para a autoescola?

Segundo o advogado Marco Fabrício Vieira, membro da Câmara Temática de Esforço Legal do Contran, não será preciso refazer as provas para atualizar a habilitação.

“As categorias de condutores não mudaram no Brasil. Essa tabela com novos códigos, na verdade, segue um padrão internacional, que serve exclusivamente para facilitar a fiscalização da CNH por agentes de trânsito de outros países”, disse em entrevista ao UOL Carros.

A carteira continua identificando as categorias com as letras A, B, C, D e E. O código pode ser consultado na primeira parte do documento, no campo “Cat.Hab”.

Conheça as categorias da CNH

O (CTB) estabelece cinco categorias válidas, veja quais são:

  • A: veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral;
  • B: veículo motorizado não incluído na categoria anterior, com peso bruto total de até 3.500 kg ou lotação de até 8 lugares (excluído o do motorista);
  • C: veículo motorizado usado no transporte de carga e que exceda 3.500 kg;
  • D: veículo usado no transporte de passageiros com lotação superior a 8 passageiros (excluindo o motorista);
  • E: todos os veículos das categorias B, C ou D cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 6.000 kg ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda 8 lugares.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário