Algumas espécies que já foram extintas da Terra podem ser encontradas em posse de pessoas e instituições. Isso é o que acontece com os 5 exemplos que separamos na lista que segue abaixo.
Veja também: Pessoas que falam com os animais são mais inteligentes, mostra pesquisa
5 espécies que já foram extintas na natureza, mas ainda existem em meio aos homens
1 – Planta: nogueira do Japão
Não são apenas animais que podem ser colocados em espécies que já foram extintas, mas que continuam sendo cultivadas pelas pessoas. A nogueira do Japão é uma das poucas sobreviventes de uma linhagem de vegetais bem antiga. Ela possui folhas em formato de leque e suas sementes têm um cheiro forte e bem desagradável.
Essa planta pode ser classificada como um fóssil ainda vivo por conta da sua semelhança com várias outras espécies que foram extintas há milênios. Embora o nome remeta a um país específico, esse vegetal já cobriu a maior parte do planeta, mas ficou restrito a uma pequena parte da China.
Durante muito tempo, acreditou-se que a nogueira do Japão não existia mais de forma espontânea na natureza, mas elas foram encontradas novamente na China.
2 – Espécies que já foram extintas: Ameca splendens
Este é um pequeno peixe que habitava o rio Ameca, no México. Embora estejam listados como uma das espécies já extintas, eles podem ser encontrados em cativeiro, por aquaristas. Acredita-se que possam existir pequenas populações próximas a um parque aquático.
A extinção do pequeno peixe se deve a uma construção de barragens na região.
3 – Flor-trompete
Outra planta da lista é a flor-trompete, a brugmansia. Suas flores amareladas ficam pendentes neste grande arbusto. Todas as 7 espécies foram extintas no seu habitat natural da América do Sul.
Os frutos dessa planta murcham sem cair no chão. Por isso, é provável que os animais que dispersavam suas sementes tenham deixado de existir ou mudado o hábito natural. No entanto, as 7 espécies são cultivadas pelos humanos por conta de suas propriedades medicinais e por conta de sua beleza ornamental.
4 – Sapo dourado do Panamá
O Atelopus zeteki é um pequeno sapo de cor amarelada que existia no Panamá até o alastramento de uma doença conhecida como quitridiomiose anfíbia. Ela atingiu diversas populações de sapos e causou a extinção de várias, inclusive a do sapo dourado do Panamá.
Desde 2006 essa espécie já foi extinta, mas há mais de 1.500 vivendo em zoológicos e centros de pesquisa no Panamá e na América do Norte.
5 – Espécies que já foram extintas: Alula
Por fim, a Alula é uma planta do Havaí que só existia naquela região. Aliás, ela crescia apenas em penhascos das ilhas Niihau e Kauai. Além disso, o único animal que poliniza suas flores também foi extinto.
Porém, esse vegetal ainda é cultivado de forma ornamental em muitos lugares do mundo.