A insegurança, sem dúvidas, é apenas uma característica humana e está presente em todas as pessoas. No entanto, existe um patamar considerado limite para ser saudável. Alguns indivíduos que o excedem podem se tornar prejudiciais para si e para os outros.
Veja também: 5 sinais tóxicos de um manipulador emocional para você cair fora rápido
Pensando nisso, separamos 5 sintomas comuns que aparecem em pessoas com excesso de insegurança na vida. Lembre-se de que apenas um profissional da área pode diagnosticar seu caso e sugerir tratamentos que sejam eficientes para melhorar a autoestima. Sendo assim, sempre procure ajuda e não se baseie apenas nos indícios.
5 sintomas clássicos da insegurança
Abaixo você confere cada um dos 5 sintomas mais comuns presentes em pessoas com muita insegurança em suas ações e pensamentos.
1 – Usar filtros demais em suas fotos digitais
Sabe aquelas pessoas que usam todos os filtros possíveis para “maquiar” suas fotos nas redes sociais? Isso é um sinal clássico de insegurança, afirmam alguns especialistas sobre o assunto. O objetivo é sempre o mesmo: conseguir “likes”.
2 – Dirigir em alta velocidade é sinônimo de insegurança
Pessoas com alta insegurança também podem acabar dirigindo em alta velocidade com seus carros, motos e outros veículos. No entanto, essa prática coloca a vida de outras pessoas em risco, além daquelas que estão com o motorista alucinado.
3 – Debochar e ridicularizar os outros
Há muito tempo se sabe que o bullying deriva de um excesso de repressão e falta de autoconfiança nas pessoas. Ou seja, agredir, debochar e ridicularizar os demais é apenas um sinal de sua gigantesca insegurança.
4 – Incapacidade de pedir desculpas
Pessoas inseguras detestam pedir desculpas para os outros. Isso demonstra a incapacidade de reconhecer as próprias falhas e de evoluir com esse aprendizado.
5 – Exibição demais
Por fim, as pessoas que gostam de aparecer e de ser os centros das atenções também podem ser consideradas bastante inseguras. Querer que os outros gostem de você dessa forma tende a ser uma atitude equivocada.