EUA vai proibir o uso de fogão a gás por ser um perigo

O fogão alimentado pelo gás de cozinha pode causar para a saúde das pessoas e para o meio ambiente. Entenda quais são esses riscos do alerta.



Os Estados Unidos da América (EUA) são um país onde o uso de fogão a gás se tornou coisa do passado para a maioria dos moradores. Isso porque eles utilizam os modelos elétricos, sendo que o gás é bem mais caro e, muitas vezes, restrito ao uso industrial ou comercial. Em entrevista à Bloomberg nesta semana, um agente da Comissão de Segurança de Produtos de Consumo do país norte-americano ressaltou que cogita proibir novos fogões a gás por lá.

Veja também: Que negócio é esse de vinagre perto do fogão? O motivo é inacreditável

O motivo para proibir fogão a gás estaria ligado aos impactos ambientais que o produto tem potencial de causar. Richard Trumka disse que o produto é “um perigo oculto”. “Qualquer opção está sobre a mesa. Produtos que não podem ser seguros podem ser banidos”, ressaltou.

EUA podem proibir novos fogões a gás no país

A grande preocupação, de acordo com o texto, está na influência que esse tipo de fogão pode impactar na qualidade do ar dentro das casas. O que acontece é que o fogão a gás emite dióxido de nitrogênio e outros poluentes que irritam os pulmões. Eles aumentam o risco de aparecimento de doenças cardíacas e câncer.

Um estudo recente, publicado no Jornal Internacional de Pesquisa Ambiental e Saúde Pública mostra que uma em cada oito crianças com asma tem causa concentrada no fogão a gás. Essa pesquisa foi realizada nos EUA.

A proibição do objeto deve ser dada através de uma consulta pública acerca dos perigos que ele oferece à saúde. No entanto, sabe-se que abrir as janelas ou ligar um exaustor pode ser suficiente para aliviar a pressão do ar interno. Contudo, vale lembrar que o país possui épocas de muito frio, cujo ar fica concentrado com janelas e portas bem vedadas.

Fogão tradicional também impacta o meio ambiente

Além dos prejuízos diretos à saúde das pessoas, o fogão a gás pode produzir metano. Este é um dos gases causadores do efeito estufa que resulta em maior temperatura da atmosfera terrestre.

A proposta é para que o governo ofereça um crédito de até US$ 1.340 para que cada cidadão possa trocar o aparelho de sua casa.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário