Atenção às regras de trânsito: mudanças no insulfilm, farol e sinal vermelho estão valendo

Novas regras buscam mais segurança no trânsito. O motorista que descumpri-las pode ser multado e até ter o carro retido. Fique atento!



As novas regras no uso da película, na ultrapassagem do sinal vermelho e no uso do farol baixo já estão valendo em todo Brasil. Os motoristas devem ter atenção às mudanças nas regras de trânsito para evitar penalidades e infrações que podem comprometer a segurança de todos. Não seja pego de surpresa!

Leia mais: Farol baixo, insulfilm e sinal vermelho: confira 4 mudanças na leis de trânsito em 2023

As medidas foram adotadas para garantir a modernização das regras e reforçar a prevenção de acidentes. Nos últimos anos, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) tem passado por várias alterações, mas nem todos os condutores têm acompanhado todas as alterações importantes.

Novas regras para o trânsito

Os motoristas devem se atualizar em relação às mudanças, principalmente antes de pegar a estrada para viagens mais longas. Quem descumprir as novas regras no trânsito pode pagar multa e somar pontos na carteira.

Uma das alterações tem relação com a conversão à direita quando o sinal de trânsito está fechado. É algo comum em outros países. Eles permitem que o motorista faça a conversão nos cruzamentos onde há placas de sinalização que permitem o avanço. É preciso ter atenção aos indicativos de que é permitido fazer a manobra no local.

Em relação ao farol, o que mudou é que agora ele só será exigido nas rodovias de pista simples. Durante o dia, nas duplicadas, o uso do farol não é mais necessário. Os veículos com luz diurna de condução não precisarão ligar o farol nem mesmo nas pista simples.

Outra alteração está ligada às normas para a aplicação do insulfilm. Não é mais permitido trafegar com a película que exiba bolhas na parte do para-brisas nem nos vidros laterais dianteiros. Fique atento a isso!

O motivo é que as bolhas podem prejudicar a visualização e comprometer a segurança no trânsito. Quem não regularizar a situação e for pego em uma fiscalização, comete uma infração grave que garante cinco pontos na carteira e multa de R$ 195,23, além da retenção do veículo até a devida regularização.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário