Aconteceu o que muita gente não sabia que dava para acontecer: o fundo do Nubank indicado para reserva de emergência teve perda de 0,26% no acumulado de janeiro após a divulgação do rombo da Americanas.
Leia também: Se você não conhece os Termos de Uso do Nubank, é melhor ficar por dentro logo
Voltado para quem quer mais segurança com renda fixa e extremamente popular entre investidores iniciantes, principalmente após a função de “caixinhas” no app do banco digital, o fundo Nu Reserva Imediata traz 50% da sua carteira em títulos de crédito privado, ou seja, emitidos por bancos e empresas.
Com isso, o fundo consegue um rendimento um pouco maior, de forma geral, mas não tem risco de calote tão baixo quanto o possível com títulos públicos.
No material de divulgação divulgado pelo banco em novembro de 2022, a carteira do Nu Reserva tinha 31% de títulos corporativos (debêntures, CRIs e FIDCs de alta qualidade), 11% de títulos bancários (CDBs e letras financeiras emitidos por bancos) e o restante em títulos públicos e notas compromissadas, esses sim de baixíssimo risco.
Como o fundo do Nubank indicado para reserva sofreu um baque a situação das Americanas?
Na última semana, o Brasil se espantou com a descoberta, pelo comando das Americanas (AMER3), de um rombo inicial de R$ 20 bilhões, que acabou sendo estimado posteriormente em cerca de R$ 40 bilhões.
Com a detecção da inconsistência nas contas da empresa, subiu bastante o risco dos seus títulos de dívida. Na última sexta-feira (13), a empresa conseguiu impedir o bloqueio dos seus bens na Justiça, mas a possibilidade de recuperação judicial não está descartada. Se isso acontecer, credores podem ficar sem receber, inclusive os detentores de títulos de dívida da empresa.
É hora de resgatar o dinheiro do fundo Nu Reserva Imediata?
No caso inesperado das Americanas, fundos de várias gestoras foram prejudicados. No caso da Nu Asset, que cuida dos fundos do Nubank, a gestora garantiu em nota que “já revisou os limites e a posição de ativos da referida empresa em seus fundos de investimentos, inclusive o Nu Reserva Imediata, que possui rentabilidade nominal positiva de 2,32% nos últimos 90 dias. Seguimos atuantes para assegurar os interesses de nossos cotistas”.
Ou seja, vale a pena ter cautela antes de ir resgatando o dinheiro para aplicar em outros fundos. Acompanhar por um tempo pode ser o ideal, já que o mercado tende a recuperar esse tipo de evento e o fundo em questão é de baixo risco.
Contudo, a recomendação é avaliar onde é mais seguro investir sua reserva de emergência. Vários fundos de renda fixa com rendimento próximo a 100% do CDI ou da Selic, mas baseado em títulos públicos já seria o suficiente. Uma migração para o Tesouro Selic, via Tesouro Direto ou Nu Invest pode ser mais adequada nesses casos.