É verdade ou fake news que o Carrefour está fechando lojas no Brasil?

Nos últimos dias, uma notícia tem circulado na internet. Ela afirma que o Carrefour irá fechar seis lojas e demitir mais de 5 mil funcionários.



Após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), diversas notícias falsas vêm se espalhando pela internet. Entre elas, uma afirma que diversas empresas estariam fechando devido à vitória do petista. Inclusive, a mais nova fake news que se espalhou nos últimos dias envolve a rede de hipermercados Carrefour. Entenda os boatos.

Leia mais: Fake news ou verdade: Nubank está pagando até R$ 100 aos clientes?

De acordo com as mensagens espalhadas nas redes sociais, a empresa teria fechado seis unidades e demitido mais de 5 mil funcionários. O que levou ao fechamento teria sido o início de um novo governo Lula. Alguns textos incluem a frase proferida por bolsonaristas e pessoas contrárias ao partido: “faz o L”.

Apesar dos comentários, o Carrefour emitiu uma nota afirmando que o fechamento de seis supermercados e a demissão em massa de 5 mil funcionários é falsa. Além disso, também vale reforçar que os boatos que denunciam que o país está quebrando devido ao fato de Lula ter assumido a presidência do país também são falsos.

Mensagens sobre o Carrefour viralizam nas redes

Entre os boatos espalhados pelos internautas, está um que afirma que Brasília estaria completamente lotada de manifestantes, devido ao anúncio que o Carrefour teria feito sobre fechar os seis supermercados no país.

“Nada na mídia aparece, porque é corrompida, Brasília está completamente LOTADA. Só para avisar. A rede de supermercados CARREFOUR anunciou hoje o fechamento de seis supermercados no país. Demissão em massa. Ninguém quer essa desgraça do PT”, dizia o tweet. Além disso, outra mensagem afirmava: “Carrefour anunciou fechamento de 6 lojas diante do cenário que o país se encontra nesses 8 dias de governo do Lula!”.

Dessa forma, é preciso que os usuários fiquem atentos e identifiquem as fake news, se atentando aos detalhes das mensagens e do histórico dos autores da notícia. Com isso, os textos com notícias falsas costumam ter características próprias, como erros de português, tom alarmista, falta de detalhes ou fontes confiáveis sobre a notícia.




Voltar ao topo

Deixe um comentário