A natureza se encarregou para que os animais aprendessem a evitar certas práticas e incluíssem os hábitos seguros em seus instintos. No entanto, o ser humano é um dos animais que insiste em cometer certas gafes com frequência. Quando o assunto é tecnologia, o problema fica ainda mais constante.
Veja também: Abra o olho! Veja os golpes mais populares para não ser vítima deles
Um levantamento da empresa de segurança em tecnologia NordVPN mostrou que existem alguns erros bem básicos que a maioria das pessoas comete. Talvez você se surpreenda ao perceber que está no grupo de pessoas que insiste em errar repetidas vezes as mesmas coisas.
Erros em tecnologia que você pode estar cometendo
Aproveita para utilizar as informações do estudo citado e parar de se colocar em risco por meio da tecnologia.
1. Cuidado com tecnologia gratuita
Infelizmente, no mundo capitalista nada vem de graça, especialmente quando pensamos em tecnologia. Quando algo é de graça é porque o produto oferecido, na verdade, é você. É o que acontece com plataformas gratuitas que exibem enxurradas de anúncios, por exemplo.
Sempre se pergunta: por que esse programa é gratuito?
2. Já passou da hora de ativar a verificação de dois fatores
Os engenheiros de software estão sempre quebrando a cabeça para tentar trazer mais segurança à tecnologia. Uma das inovações que mais transformou essa realidade foi o lançamento da verificação de dois fatores.
Se você ainda se recusa a aceitá-la, chegou a hora de começar a aderir a essa etapa de segurança realmente importante.
3. Use um gerenciador de senhas
Você usa a mesma senha para tudo? Então se prepare para perder dados de várias plataformas de uma única vez. Já passou da hora de procurar um gerenciador de senha realmente útil para sua realidade.
4. Clicar em qualquer link de plataforma de tecnologia
Muito cuidado com os links em que você clica dentro das plataformas de tecnologia. Mesmo que a pessoa que enviou seja confiável, sempre cheque a URL e prefira não clicar em nada que ofereça o mínimo de risco para seus dados.
Foto: Alexander Supertramp/Shutterstock