Para evitar as temidas multas de trânsito, os motoristas brasileiros devem ter atenção às novas regras que entraram em vigor nos últimos meses. As mudanças nas leis podem passar sem que os condutores sequer notem, logo eles podem acabar cometendo algumas infrações por desinformação. Veja quais foram as mais recentes atualizações.
Leia mais: Estas infrações de trânsito não geram pontos na CNH, mas ainda pesam no bolso
A legislação de trânsito é antiga. Por essa razão, as novas atualizações são feitas com frequência. A intenção das mudanças é acompanhar as alterações vistas no trânsito e garantir a segurança de todos. Esta é uma forma de fazer com que as leis consigam se adequar ao cenário atual.
Mudanças nas leis
Quem está desatualizado pode ser pego de surpresa e ter que pagar multa pelas faltas. As principais e mais recentes mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) têm sido motivo de “desfalque” para os motoristas desatualizados. Por falta de atenção, estão sendo multados e perdendo dinheiro.
Fique de olho em:
Película: tem relação com uso do insulfilm. A mudança é sobre a quantidade de luz que passa pela película, que tem que ser de no mínimo 70%. Além disso, as versões opacas estão proibidas em todos os automóveis. As bolhas devem ser corrigidas. Caso contrário, o veículo pode ser retido durante uma fiscalização de trânsito.
Uso do farol durante o dia: também mudou! Agora só é preciso usar a luz em rodovia de pista simples.
Além disso, no caso dos carros com sistema de iluminação diurna, não será preciso ligar os faróis durante o dia nem mesmo nas rodovias de pista simples. O que vale lembrar é que o farol continua sendo obrigatório em todas as pistas e para todos os veículos durante o período noturno.
Passar no sinal vermelho: é um assunto que rende muitos questionamentos por parte dos motoristas. Uma alteração recente permite que o condutor faça uma manobram desde que haja sinalização adequada que permita a ação. Em resumo, é permitido passar no sinal vermelho em caso de conversão à direita onde há a permissão.
Apesar disso, a preferência segue sendo do pedestre quando o sinal estiver fechado.