De tempos em tempos, e com o avanço da tecnologia, os automóveis recebem itens obrigatórios por lei. Normalmente, são dispositivos que foram desenvolvidos para gerar mais segurança no trânsito. O próprio cinto e os airbags passaram pelo mesmo procedimento anos atrás.
Veja também: 5 mitos (ou verdades) sobre a manutenção do carro; não acredite em tudo
Por conta disso, algumas novas tecnologias entraram em pauta pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Itens como a frenagem de emergência e o alerta de saída de faixa podem se tornar obrigatórios. Uma discussão profunda sobre o tema já teve início dentro da instituição.
A ideia, de acordo com as informações, é que a obrigatoriedade dos itens de segurança no trânsito seja colocada em vigor a partir de 2026. A má notícia é que muitos dos automóveis mais baratos devem sofrer aumento de preço.
Segurança no trânsito: novas obrigatoriedades em duas fases
Caso as medidas para ampliar a segurança no trânsito sejam aprovadas, o processo de atualização será realizado em duas etapas. Os novos projetos devem entrar em vigor em 2026 para todos os carros que serão desenvolvidos pelas empresas. Com isso, a partir de 2029, todos os automóveis zero-quilômetro precisam estar devidamente atualizados assim que saem de fábrica.
O objetivo é fazer com que veículos comerciais leves, de transporte de passageiros e de carga contem com a tecnologia.
Aumento dos preços
A aprovação ainda não aconteceu e deve levar quase 6 anos para entrar em vigor. Isso quer dizer que os carros novos custarão mais caro por conta da obrigatoriedade desses itens de segurança no trânsito.
Atualmente, os modelos de entrada das fabricantes não contam com esse tipo de tecnologia. Lembre-se de que o Uno Mille, por exemplo, deixou de ser fabricado porque não havia espaço no projeto para incluir alterações obrigatórias em sua época.
Ninguém discute sobre a importância de aumentar a segurança no trânsito, o problema está nos preços que ficam cada dia mais distantes do poder de compra dos brasileiros.
Foto: Aleksey Korchemkin/Shutterstock