Quem tem o sonho de estudar na Europa tem uma oportunidade imperdível oferecida pela Fundação Carolina: no total, são 613 bolsas de estudo na Espanha para o ano letivo de 2023/24. O programa inclui cursos curtos, de especialização, mestrado e também doutorado.
Leia mais: Ganhe 10 mil euros! Como? Bolsa de estudos abre inscrições no exterior
Em síntese, há oportunidades para diversas áreas. Dentre elas estão artes, economia, direito, ciências da saúde, ciências básicas e tecnologia.
Organização e prazos
As 613 bolsas são divididas em diferentes graus de especialidades. No total, serão 242 bolsas para pós-graduação, 100 para doutorado e doutorado sanduíche, além de 36 bolsas de mobilidade de professores, 126 bolsas de estudo institucionais e 109 renovações de bolsas de doutorado. Assim, as oportunidades estão distribuídas em 170 programas acadêmicos e, por isso, mais informações estão disponíveis neste link.
Por fim, os interessados podem se inscrever até o dia 15 de março para cursos de pós-graduação e estudos institucionais e até 13 de abril para doutorado, doutorado sanduíche e mobilidade de professores.
Como funciona
As bolsas terão a duração de um ano e contemplam áreas que vão da engenharia às ciências sociais. A candidatura às bolsas está atrelada à condição de o estudante passar pelo processo seletivo que engloba exames de proficiência em língua espanhola, assim como histórico acadêmico e profissional.
Em suma, há opções de bolsas parciais e integrais, que cobrem todos os custos ligados aos cursos.
Bolsas
Para ter mais informações a respeito das oportunidades da Fundação Carolina basta acessar ao site da instituição. Por lá, é possível filtrar os programas por categorias, sejam elas áreas de interesse ou nível de formação.
Em suma, também é pelo sistema do site em que se realiza a inscrição e envio de dados, como currículo e histórico acadêmico.
Criada em 2000, a Fundação Carolina tem o objetivo de promover trocas educacionais entre a Espanha, países Ibero-americanos ou que tenham laços com o país. Por fim nos últimos 20 anos, a instituição concedeu mais de 15 mil bolsas para estudantes interessados em formação em universidades espanholas.