Uma nova frente fria volta a atuar no Brasil a partir desta terça-feira (31). De acordo com a previsão do tempo da Climatempo, o fenômeno será sentido principalmente sobre a região Sul e Sudeste do país. No entanto, a frente fria não será o único fenômeno meteorológico a atuar sobre essas duas regiões.
Leia mais: Últimos dias de janeiro terão chuvas fortes em todo país; confira seu estado
No Sudeste, a condição será acompanhada da presença de calor e cavado meteorológico, além da presença também de um corredor de umidade. Já no Sul, haverá a companhia de um corredor de umidade, de um ciclone extratropical e de uma baixa pressão atmosférica.
Além desses fenômenos, as regiões Sul e Sudeste também terão a presença de chuvas, que estão previstas também para quatro das cinco regiões do país, sendo elas: Nordeste, Norte, Centro-Oeste e Sudeste.
Tempestades, ciclones e frente fria
Na região Sul, as chuvas fortes podem aparecer em qualquer momento do dia nos estados do Paraná e de Santa Catarina, com queda de granizo e acumulados de mais de 100 milímetros. Além disso, o Rio Grande do Sul também contará com altos acumulados, com exceção da Campanha e da Fronteira Oeste.
No Centro-Oeste, os temporais estão previstos para todos os estados, principalmente para o sul e sudeste do Mato Grosso do Sul. As tempestades também são aguardadas no sul de Goiás e no norte do Mato Grosso.
Já na região Sudeste, o estado de São Paulo, Rio de Janeiro, norte do Espírito Santo e parte de Minas Gerais também terão presença confirmada das chuvas. No entanto, os maiores acumulados acontecerão no oeste ao sul mineiro, em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Ademais, o Nordeste terá tempo firme e baixa umidade entre a Bahia, Pernambuco e sudeste do Piauí. Porém, as chuvas também aparecerão entre o Maranhão ao Rio Grande do Norte, além da Paraíba ao sul baiano. Assim, os temporais com maiores volumes estão previstos para o Maranhão, Piauí, Ceará, sudeste da Bahia e Rio Grande do Norte.
Por fim, pancadas de chuva ao longo do dia e altos acumulados são destaques para a região Norte. No Amazonas, Pará, Tocantins e Amapá, há riscos de temporais, assim como em Rondônia e no Acre. Contudo, o tempo seguirá firme em Roraima.