Não foi a Tesla! Outra montadora conquista o 1º nível 3 de autonomia

Diferentemente do que todos esperavam, outra fabricante foi a primeira a conquistar o nível de autonomia do carro classificado como 3.



Embora a Tesla seja a montadora de carros elétricos e autônomos mais popular do mundo, a realidade pode ser um pouco mais dura. Diferente do que o CEO Elon Musk quer passar, a empresa não é a primeira em classificação de qualidade para serviço autônomo.

Veja também: Peugeot pode lançar carro que NUNCA ficará velho; será o fim dos outros?

Recentemente, a Mercedes-Benz saiu na frente nessa corrida e conquistou o nível 3 de autonomia dado pelo governo dos Estados Unidos da América (EUA). O fato foi registrado no estado norte-americano de Nevada.

Isso quer dizer que os condutores que possuem um veículo Mercedes com sistema Drive Pilot podem utilizá-lo com tranquilidade no estado. Diferente da Tesla, a Mercedes conseguiu a licença de segurança necessária para garantir que seus carros sejam pilotados no modo autônomo.

Tesla ainda briga para ter a certificação de nível 3

O sistema Autopilot da Tesla é o dispositivo que garante a capacidade do carro ser guiado de forma autônoma, ou seja, sem a necessidade do piloto tocar na direção. A empresa alega que tem todos os pré-requisitos necessários para conseguir a certificação de nível 3, mas ainda não foi autorizada como tal.

O que são os níveis de autonomia dos carros

Assim como a Tesla e Mercedes, outras montadoras de carros autônomos também trabalham para conquistar a certificação necessária. Existem, ao todo, 5 níveis, sendo que o 1 é o que fica mais próximo de um automóvel comum. Já o nível 5 dispensaria completamente a necessidade do motorista fazer qualquer coisa com o carro. Seria possível, por exemplo, dormir enquanto o carro anda sozinho até o destino programado.

O nível 3, tão cobiçado pela Tesla e conquistado pela Mercedes, preconiza o seguinte:

  • Motorista não tem necessidade de usar o volante e os pedais do carro;
  • A velocidade máxima que o carro atinge é de 65 km/h;
  • O motorista não pode sair do ângulo da câmera, embora possa não olhar para a estrada;
  • Motorista deve ficar nos bancos da frente;
  • Dormir não é permitido.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário