A sexta-feira (3) será de muita chuva em todas as regiões do país, com estados que ficarão em estado de alerta devido ao risco de ventanias de até 70 quilômetros por hora. Assim, estão previstos temporais e pancadas de chuva nas cinco regiões do Brasil.
Veja também: Querendo descansar? Fevereiro tem nada menos que 10 datas comemorativas.
No Sul, uma baixa pressão nos níveis médios da atmosfera contribui para a formação de nuvens carregadas. No entanto, o tempo ficará aberto e a presença do sol está confirmada durante o dia na região de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. As pancadas de chuva são previstas para a zona entre São Luiz Gonzaga até a região de Bagé.
Em relação as demais áreas da região Sul, o restante de Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina terão chuvas a qualquer momento do dia, com poucos momentos de abertura de sol. Com isso, os riscos de temporais mais fortes são para a faixa leste e no oeste catarinense, litoral norte gaúcho e no Paraná.
Previsão para as demais regiões do Brasil
No Centro-Oeste, alerta para os temporais e rajadas de ventos. A velocidade dos ventos ficarão entre 50 a 70 km/h, se fazendo presente em todo o Mato Grosso do Sul. Em relação as chuvas, elas podem cair durante todo o dia no centro-sul do estado. Desse modo, as demais áreas da região terão pancadas de chuvas previstas entre a tarde e a noite, com risco de descargas elétricas.
As chuvas estarão presentes a qualquer momento também no Nordeste, principalmente na faixa entre Salvador a Ilhéus. Atenção também para o Maranhão e parte do Piauí.
Já no Norte, as chuvas acontecem na maior parte do Pará, Amazonas, Amapá, Rondônia e no Acre. Assim, os maiores precipitados estão previstos para a região central do Amazonas, norte e nordeste do Pará e sul do Amapá.
Por fim, o sudeste terá sol predominante do leste ao norte mineiro e fluminense, além de todo o Espírito Santo. Em contrapartida, as demais zonas da região estarão debaixo de chuva durante todo o dia. Assim, os riscos de tempestade com rajadas de vento entre 50 a 70 km/h, estão previstos para a maior parte do estado de São Paulo e de Minas Gerais.