O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) se encaminha para finalizar o calendário de pagamento de aposentadorias, pensões e outros benefícios referentes ao mês de janeiro. Nesta segunda-feira, 6, os penúltimos grupos de segurados recebem os valores na conta.
Leia mais: INSS: péssima notícia para quem está perto de se aposentar
A autarquia separa os cidadãos que ganham um salário mínimo daqueles que recebem acima do piso nacional. Para facilitar os repasses, eles são divididos conforme o final do seu número de benefício.
A sequência vem com dez números e para descobrir qual a data do seu pagamento, basta ignorar o dígito após o traço e considerar o anterior. Exemplo: 000.000.00 0-0.
Cerca de 37 milhões de pessoas atualmente recebem algum tipo de benefício do INSS, incluindo aposentadorias, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-reclusão e Benefício de Prestação Continuada (BPC). Outros cerca de 5 milhões aguardam na fila de espera para serem aprovados.
Datas de pagamento
Veja o calendário completo de janeiro do INSS:
Segurados que recebem até um salário mínimo
- 25 de janeiro – final 1;
- 26 de janeiro – final 2;
- 27 de janeiro – final 3;
- 30 de janeiro – final 4;
- 31 de janeiro – final 5;
- 01 de fevereiro – final 6;
- 02 de fevereiro – final 7;
- 03 de fevereiro – final 8;
- 06 de fevereiro – final 9;
- 07 de fevereiro – final 0.
Segurados que recebem acima de um salário mínimo
- 01 de fevereiro – final 1 e 6;
- 02 de fevereiro – final 2 e 7;
- 03 de fevereiro – final 3 e 8;
- 06 de fevereiro – final 4 e 9;
- 07 de fevereiro – final 5 e 0.
Para consultar informações como valores, datas de pagamento e outros detalhes, acesse o site ou aplicativo Meu INSS ou ligue para o telefone da Previdência Social, no número 135.
Novo piso e teto do INSS
A nova rodada já está com os valores atualizados, conforme previsto por lei, que termina a correção anual. Os cidadãos que ganham um salário mínimo passam a receber R$ 1.302, equivalente ao piso aprovado pelo governo federal no fim do ano passado.
Já os demais beneficiários tiveram reajuste de até 5,93% em suas rendas. Com isso, o teto do INSS chega a R$ 7.507,49 em 2023.