Planejamento confirma retorno dos concursos federais em 2018

Anúncio foi feito nesta terça-feira (23), pelo ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, que enfatizou contratações para recomposição de postos vacantes



O Ministério do Planejamento, por meio de seu ministro, Dyogo Oliveira, confirmou a retomada dos concursos federais para 2018. A afirmação foi feita pelo líder da pasta durante entrevista concedida a programa de rádio, nesta terça-feira (23). Segundo Oliveira, as autorizações para preenchimento de vagas serão retomadas neste ano.

Os próximos certames terão como objetivo a contratação de novos servidores para efeitos de recomposição de cargos vagos. Portanto, o número de vagas ofertadas corresponderá à quantidade de servidores que saírem. Durante a entrevista, o ministro não confirmou quais concursos serão autorizados, mas, vale lembrar que, segundo ele, há uma reserva de R$600 milhões destinados à novas contratações.

Defasagem

Diversos órgãos federais apresentam sério déficit de pessoal tendo, então, grande expectativa de serem aprovados. Dentre eles, estão Receita Federal, Ministério do Trabalho, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério da Fazenda, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Banco Central (Bacen).

A PRF, inclusive, aponta risco de colapso e fechamento de postos policiais, caso um novo concurso não seja realizado em breve. O INSS, por sua vez, protocolou novo pedido de vagas, incluindo contratação de remanescentes do certame anterior e abertura de oportunidades por meio de outro concurso público.

No Executivo, a situação não é diferente. Atualmente, a vacância se aproxima a 200 mil servidores. Com isso, conforme relatado pelo Secretário-Geral da Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef), um servidor faz o trabalho destinado a três. O resultado é o afastamento de vários deles por stress e lesão por esforço repetitivo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário