Uma startup americana chamada Loyal está desenvolvendo medicamentos que prometem retardar o envelhecimento de cães e prolongar sua vida saudável. A empresa já arrecadou cerca de US$ 58 milhões desde sua criação em 2019 e está trabalhando em dois diferentes medicamentos que podem retardar o aparecimento de doenças relacionadas à idade em cães. Isso pode prolongar a vida dos animais em dois ou quatro anos.
Veja também: Cachorros “aloprados”: veja as 5 raças mais bagunceira entre todas
Pílula pode chegar para os humanos
A intenção da empresa é oferecer esses medicamentos para todo tipo de espécie animal comercializado em larga escala em farmácias de todo o mundo, incluindo os humanos. O objetivo é solucionar a desproporção entre a idade de tutores e seus pets, permitindo que os animais vivam por mais tempo e com mais saúde.
Além disso, ainda dependente da aprovação do FDA, a Loyal pode acelerar a criação de uma “pílula de juventude” para os seres humanos, já que os estudos clínicos envolvendo cães são mais baratos e simples de viabilizar.
Quanto tempo vive um cachorro?
A expectativa de vida de um cachorro varia de acordo com a raça, o tamanho e os cuidados recebidos ao longo da vida. Em média, a vida de um cão dura de 10 a 13 anos, mas existem casos de cachorros que vivem até 20 anos. As raças menores tendem a ter uma vida mais longa. Por exemplo, o Chihuahua pode viver até 20 anos, enquanto o Dogue Alemão tem uma expectativa de vida de 6 a 8 anos.
O envelhecimento dos cães também varia de acordo com a idade. Os primeiros anos podem ser comparados aos primeiros anos de vida humana. Afinal, o desenvolvimento é rápido e os cachorros atingem a maturidade em cerca de dois anos. Depois disso, a velocidade do envelhecimento diminui.
Sobre a Loyal
A Loyal faz parte da Cellular Longevity, uma empresa que trabalha no desenvolvimento dos primeiros medicamentos destinados a estender a saúde e o tempo de vida – primeiro em cães e, em seguida, em humanos.
A empresa espera atrasar o início e reduzir a gravidade de doenças relacionadas à idade, o que significa mais anos saudáveis para ambas as espécies.