Mais de 1,6 mil cidades serão atingidas por chuvas intensas nesta quinta-feira (23), conforme a previsão liberada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Assim como nos últimos dias, elas atingem grande parte do país e seguem sem dar trégua em várias regiões do país. Mas atenção: os precipitados estão sendo classificados com grau de severidade “Perigo”.
Veja também: Calamidade pública: atingidos pela chuva em SP podem sacar FGTS
Dessa forma, o alerta do Inmet é direcionado para diversos estados, como Maranhão, Amapá, Tocantins, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Goiás. Em São Paulo, as chuvas que causaram tragédias devido aos deslizamentos de terra, permanecem em todo o estado, com destaque para o litoral paulista.
É imprescindível que a população dessas áreas fiquem atentas durante este período de chuvas, visto que ela pode gerar diversos acidentes e transtornos.
Chuvas intensas em parte do país
De acordo com a nota divulgada pelo Inmet, o índice pluviométricos será o mesmo registrado nos últimos dias, com volume entre 30 a 60 mm/h, ou 50 e 100 mm/dia. Além disso, as pancadas ainda serão acompanhadas de ventos intensos, com velocidade entre 60 e 100 km/h.
Desse modo, as previsões também alertam para os riscos naturais à população, principalmente nas áreas que serão afetadas pelas chuvas intendas. Sendo assim, alguns dos perigos informados pelo instituto são alagamentos, queda de galhos de árvore e descargas elétricas. Algumas das regiões atingidas são:
- Sul Amazonense;
- Vale do Juruá;
- Vale do Acre;
- Leste Rondoniense;
- Centro Amazonense;
- Madeira-Guaporé;
- Sudoeste Amazonense.
Grande parte do país ficará debaixo de chuva
Uma segunda alerta lançada pelo Inmet informou que as chuvas devem atingir a maior parte do país, se intensificando em 1.615 municípios. Sendo assim, é possível verificar a lista de municípios que serão afetados pelas chuvas intensas. Para isso, basta entrar no site do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS).
As alertas são divulgadas de acordo com o estado e grau de perigo da nota. Contudo, algumas das áreas que serão afetadas pelas fortes chuvas são:
- Sudeste Paraense;
- Ocidental do Tocantins;
- Oeste Maranhense;
- Sul Goiano;
- Nordeste Mato-grossense;
- Leste de Mato Grosso do Sul;
- Oeste de Minas;
- Metropolitana de São Paulo;
- Zona Metropolitana do Rio de Janeiro;
- Metropolitana de Belo Horizonte.