‘Cartão menstruação’: escola exige isso de alunas e pais ficam revoltados

Uma escola inglesa foi alvo de manifestações recentes. Meninas menstruadas precisam de um cartão vermelho para identificação.



A escola Penrice Academy foi palco de manifestações dos pais na última sexta-feira (24). O motivo foi a nova regra que a instituição adotou para o uso do banheiro pelos alunos. Apenas em casos de emergência os estudantes poderiam sair da aula para usar o banheiro. O pior de tudo é que as meninas menstruadas precisam usar um cartão vermelho de identificação para serem liberadas.

Veja também: Escola coloca grades nos banheiros e gera revolta nos pais; entenda

Os pais dos alunos se reuniram para protestar contra a regra considerada “absurda” e “nojenta”. Ainda assim, a escola continua defendendo a mudança e considera que a regra visa melhorar a qualidade do ensino, com menos interrupções nas aulas.

Regra de uso dos banheiros deixa escola em maus lençóis

Pais ouvidos pelo jornal The Sun estavam revoltados com a medida tomada pela escola, localizada em Cornwall, na Inglaterra.

“Isso é uma total invasão de privacidade. Que horrível para uma menina ter que mostrar um cartão vermelho na frente de toda a classe para poder ir ao banheiro. As meninas menstruam, elas não deveriam ter que provar isso”, disse uma das mães.

“Estou sabendo de alunos que não bebem água durante o dia para não terem vontade de usar o banheiro durante as aulas. Quão perigoso isso é para a saúde de um jovem? Não beber água durante o dia, cinco dias por semana?”, questionou um pai revoltado sobre a ação da escola.

Instituição respondeu às acusações

Mesmo diante dos protestos, a escola não parece estar inclinada a mudar de postura. De acordo com o The Sun, a instituição afirmou que os cartões podem ser solicitados com antecedência e guardados dentro da mochila para serem usados de forma discreta.

Confira a nota da escola:

“Os alunos da Penrice podem usar os banheiros no início do dia, entre as aulas, nos intervalos, na hora do almoço e no final do dia, tendo que aguardar no máximo 75 minutos entre esses intervalos. Esta política está em vigor para maximizar o tempo de aprendizagem e minimizar a interrupção do ensino. Existem, é claro, exceções, como condições médicas e menstruação inesperada. Os passes sanitários podem ser obtidos por estudantes que precisam de flexibilidade ou tranquilidade”, respondeu a instituição de ensino.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário