O mês de março irá começar da mesma forma que os meses anteriores: com muitas chuvas e temporais. De acordo com a previsão da Climatempo, esta quarta feira (1) será de instabilidade nas cinco regiões do país. Assim, o sudeste possui alerta para grande risco de temporais, com foco no estado de São Paulo, sul do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Leia mais: Chuvas demais faz governo liberar empréstimo especial de até R$ 50 mil
Já na região sul, o dia será marcado com trovoadas e ventanias, principalmente na costa da região. Em contrapartida, o Centro-Oeste conta com previsão de aumento nas temperaturas. No entanto, as chuvas ainda podem acontecer em toda a região.
Ademais, os temporais estão previstos também para o Norte e Nordeste no país, com chuva estimada para o sul do Pará. Porém, o tempo firme irá predominar em algumas áreas brasileiras nesta quarta, como em partes do Centro-Oeste e no Piauí.
Tempestades ou tempo firme?
No Norte, as chuvas se intensificam no Amazonas, no sul do Pará e em Roraima. As altas temperaturas na região favorecem para a formação de nuvens e ocorrência de temporais durante a tarde.
Em relação ao nordeste do país, as chuvas volumosas e os temporais acontecem na costa norte e leste da região. Por outro lado, o tempo firme prevalece entre o interior da Bahia e do Piauí.
Muito calor e alta umidade no Centro-Oeste, favorecendo a formação de nuvens carregados em todo a região. Contudo, o sol aparece e as temperaturas aumentam, elevando também o potencial de chuvas durante a tarde.
Na região sudeste, bastante chuva no estado de São Paulo, Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro. Dessa forma, muita atenção para o litoral paulista que vem sendo atingido por chuvas intensas: a previsão confirma que as tempestades irão continuar. Tempo firma e sol forte no Espírito Santo e norte de Minas Gerais.
Por fim, a região Sul terá temporais e chuva volumosa em Santa Catarina, Paraná e no norte do Rio Grande do Sul. Sendo assim, a baixa pressão na costa da região favorece a ocorrência de trovoadas e ventanias moderadas. Porém, o tempo segue firme em grande parte da zona gaúcha.