Após o anuncio de que iria iniciar o bloqueio dos sinais de gatonet, a Anatel informou que já começou a desativar os aparelhos de forma remota. De acordo com um levantamento feito pela Anatel, são cerca de 7 milhões de aparelhos ilegais de TV Box no Brasil. Com isso, o número de usuários é ainda maior.
Leia mais: IPTV com dias contados: veja como descobrir se seu aparelho será bloqueado
“Ninguém vai à residência dos 7 milhões (de aparelhos) pra checar. Cada acesso desse é usado por uma família. Se for pegar a estimativa de média de pessoas da família, dá mais de 20 milhões”, afirma o superintendente de fiscalização da Anatel, Hermano Tercius.
Além disso, o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, afirmou que há pessoas ligando para a Anatel reclamando que sua TV Box parou de funcionar. Assim, Baigorri afirmou que a agência está apostando no desinteresse pelo produto. “Vamos criar uma experiência tão ruim que ninguém mais vai querer comprar”, afirmou.
Medida visa aumentar a segurança dos brasileiras
Mesmo sendo anunciada como uma guerra ao gatonet, a Anatel afirma que a ação tem o intuito de garantir a segurança e integridade das redes de internet domésticas. Assim, a agência afirma que os modelos piratas da TV Box comprometem a segurança dos usuários, visto que permite o roubo de dados de aparelhos que estejam na mesma rede de internet que a TV Box.
Dessa forma, é possível que o aparelho realize até capturas de tela de celulares ou computadores. Além disso, a rede também pode ser utilizada para executar ataques de negação de serviço. Ou seja, quando diversos computadores se unem para derrubar uma plataforma ao fazerem requisições simultâneas de acesso.
Como é feito o bloqueio da TV Box?
Os bloqueios são feito à base de denúncias, recebidas por um grupo formado por técnicos da agência. Assim, qualquer pessoa pode informar o uso da gatonet. No entanto, a maioria das denúncias são feitas por associações de TV paga e streaming, que possuem laboratórios para testar aparelhos e fazer relatórios mais completos.
“É importante ressaltar que a denúncia não é ‘olha, meu vizinho está usando equipamento pirata’. A gente não quer pessoas em específico, mas uma rede de aparelhos. As denúncias costumam detalhar, por exemplo, fabricante, modelos e os servidores que eles acessam”, esclareceu Tercius.
Dessa forma, caso as denúncias procederem, a Anatel aciona as operadoras de backbone do Brasil. São elas que conectam a internet do Brasil com a do mundo. Com isso, elas realizam o bloqueio do IP, protocolos utilizados pelas TV Box e “múltiplas técnicas”.