Não é novidade que as moedas de um real são uma parte comum do dinheiro que está em circulação no Brasil, mas há algumas são raras e valiosas, principalmente para os colecionadores que as admiram por muitas razões. É por isso que uma moeda assim pode ser encontrada em acervos particulares, leilões ou… mais perto de você do que imagina.
Leia mais: 5 moedas de R$ 1 mais valiosas do Brasil; a 5ª da lista é a mais cara
Há moedas que podem valer até milhares de reais. Esse é o caso da de um real que foi confeccionada em 1998. Esse item exibe uma característica rara, que vale uma boa quantia! Veja se você tem uma dessa ao longo do texto.
O que torna esse objeto tão precioso é o simples fato de haver uma letra “P” no exato local em que é exibido qual é o valor da moeda, segundo explica a conta do TikTok chamada ‘RNF Coleções’.
Segundo o vídeo, a letra adicional foi incluída logo abaixo da palavra “real” e, por essa razão, o item entrou para a lista das moedas mais raríssimas. Ela tem classificação R5 na escala de raridade, o que significa que falta muito pouco para que ela deixe de existir, passando a ser encontrada apenas no mercado numismático.
Por que ela tem a letra ‘P’?
As informações da Casa da Moeda esclarecem que a letra significa ‘prova’, além de representar que foram as primeiras a passarem por testes de qualidade de gravação e do cunho. Com essa finalidade, elas não deveriam ser destinadas à circulação, ou seja, deveriam ter ficado limitadas aos órgãos públicos ou instituições internacionais.
Apesar disso, algumas delas começaram a circular entre a população.
O propósito da criação dessas moedas era manter viva a história e a memória brasileira. Atualmente, pessoas que têm uma dessas podem vendê-las. Os colecionadores fazem propostas que chegam até R$ 10 mil.
Confira a imagem:
Como identificar se a moeda é rara?
Para saber se a moeda vale muito mais do que o seu valor de fato, é importante que a pessoa esteja atenta a detalhes, como números de série distintos, local em que a moeda foi fabricada, assim como o material usado para a criação.
Outro ponto importante é se ela apresenta algum erro ou relevo nas gravuras. Por exemplo: a moeda “P” de 1998 também tem uma peculiaridade em seu desenho que a torna diferente das outras.