Empregos em risco! 4 profissões que poderão sumir por culpa do ChatGPT

Programa ainda dá dicas para você manter o seu emprego. Saiba se a sua profissão está em risco com a chegada do tão temido ChatGPT.



A popularização de um software de inteligência artificial, o ChatGPT, trouxe muitas preocupações acerca da extinção de diversas profissões. E vale ressaltar que esse medo vai além da especulação, prova disso é que a consultoria McKinsey divulgou uma pesquisa que estima que 5% das profissões serão extintas pela Inteligência Artificial (IA).

Leia mais: ChatGPT para o bem: 5 coisas para fazer com a IA que vão mudar sua vida

Em outras palavras, muita gente vai precisar adaptar a sua forma de trabalho para se manter no mercado de trabalho. Segundo a pesquisa, hoje a Inteligência Artificial já poderia assumir pelo menos 30% das tarefas de cerca de 60% das profissões avaliadas.

ChatGPT

O ChatGPT, que usa de IA para o seu funcionamento, listou as quatro áreas que mais serão afetadas e ainda foi além: ofereceu conselhos de como manter o seu emprego diante desses novos tempos!

Nesse sentido, a ferramenta aponta que a Inteligência Artificial tem capacidade de impactar muitas profissões de diferentes áreas. Nesse sentido, a IA se adequa facilmente a tarefas rotineiras e repetitivas, como análise de dados, processamento de linguagem natural e qualquer outra atividade que possa ser automatizada.

Profissões que podem acabar

  • Atendimento ao cliente – Os chatbots e assistentes virtuais automatizam o atendimento ao cliente de vários setores, inclusive varejo, saúde e serviços financeiros.
  • Contabilidade e finanças – Neste caso, a IA automatiza tarefas como reconciliação de contas, análise de dados e pagamentos.
  • Serviços Jurídicos – Igualmente, na área jurídica, a ferramenta pode analisar documentos legais, realizar pesquisa de jurisprudência e análises detalhadas de informações.
  • Marketing e publicidade – Por fim, a IA também pode ter aplicação na criação de campanhas publicitárias a partir da base de dados do cliente, além de análises de mercado.

Contudo, vale destacar que a IA não vai substituir completamente os profissionais. Na verdade, ela pode ser uma forma de automatizar as tarefas rotineiras, deixando o profissional mais focado em estratégia.

Conselhos

O ChatGPt aconselha que profissionais que atuam em áreas que têm chances de serem afetadas pela Inteligência Artificial devem seguir cientes das mudanças tecnológicas e se prepararem para novas oportunidades.

Nesse sentido, a ferramenta aponta para caminhos como o aprendizado de novas habilidades, que usam criatividade e resolução de problemas complexos e pensamento crítico. Além disso, outro conselho é o de justamente acompanhar as tendências de mercado para observar as demandas dos consumidores. Para isso, a IA auxilia na identificação de tendências, contudo é o ser humano que precisará desenvolver a estratégia.

Por fim, o ChatGPT aconselha aos profissionais a capacidade de adaptação às mudanças e tecnologias, além de buscar áreas complementares à IA, ou seja, onde as habilidades humanas possam se unir à inteligência Artificial para um resultado mais completo. E, para finalizar, a ferramenta também aponta a necessidade da ética e responsabilidade nestes profissionais.

Tempo

São muitos os fatores que influenciam no ritmo e rapidez dos impactos da Inteligência Artificial. Em alguns setores, por exemplo, como varejo e finanças, o uso da IA já é uma realidade. No entanto, outras áreas, como saúde e educação, ainda devem levar um tempo, por questões de privacidade e segurança. Por fim, não há um cronograma específico, mas é necessário já seguir atento às mudanças em diversos setores desde já.




Voltar ao topo

Deixe um comentário