O edital do concurso público da Polícia Civil de Goiás deverá, obrigatoriamente, ser lançado pelos próximos 180 dias. A determinação é do Promotor de Justiça, Fernando Krebs.
A recomendação foi feita à Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (Seap), que deve pedir à Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan) a realização do concurso público dentro do prazo estabelecido.
No início de fevereiro o certame teve a organizadora divulgada. A execução deve ficar por conta da Universidade Estadual de Goiás. Ao todo, o edital deve oferecer 650 vagas. Estas, divididas entre a carreira de Delegado (100 vagas) e Escrivães e Agentes (550 vagas).
Outra recomendação do Promotor, é a reorganização do quadro efetivo da Polícia Civil goiana. De acordo com o documento, em até 60 dias, todas as delegacias do Estado deverão contar com pelo menos um Escrivão ou Agente de Polícia efetivos para atender às demandas população.
Dessa maneira, as delegacias evitam o atendimento por servidores temporários comissionados ou cedidos por outros órgãos.
O objetivo maior dessa reorganização é que todas as cidades sedes de comarca tenham equipes compostas por Delegado, Escrivão e Agentes de Polícia para oferecer um atendimento completo para os goianos.
Ainda de acordo com o documento, atualmente, 50% dos cargos da PC GO estão vagos. Parte deste problema deve ser solucionado com os novos servidores nomeados pelo concurso de 2018.