À prova de furo: pneu sem ar da Michelin pode ‘falir’ os borracheiros?

Michelin vai ofertar ao mercado um item sob o sistema de pneu à prova de furos, que promete mais segurança, além de ser sustentável.



O setor automobilístico está sempre em constante evolução, buscando novas tecnologias e inovações para melhorar o desempenho, a segurança e a eficiência dos veículos. Uma das áreas que tem se destacado é a dos pneus, devido à utilização de materiais mais avançados e de técnicas de fabricação mais sofisticadas.

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Como prova disso, uma metodologia vem se destacando no mercado. Em português, ela é chamada de Sistema Único de Pneu à Prova de Furos (UPTIS). A novidade chegou em 2017 por meio de testes de uma das principais fabricantes de pneus do mundo, a Michelin. Agora, o resultado ganhou uma data de lançamento.

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Com este sistema, os motoristas não terão que se preocupar com os furos nos pneus, que é um dos problemas mais recorrentes naqueles que são proprietários de um veículo. O dispositivo promete disponibilizar um pneu sem ar que também seja à prova de furo. Ele já passou por testes e foi aprovado. A ideia possibilita aos usuários uma viagem mais segura e sem transtornos causados por eventuais danos ao componente.

Pneu mais seguro e amigo do meio ambiente

Além de oferecer estas vantagens aos condutores, o pneu sem ar também contribuirá com o meio ambiente. De acordo com a fabricante, aproximadamente 200 milhões de pneus que ainda poderiam ser utilizados são desprezados e jogados na natureza por causa de algumas questões envolvendo rasgos e falta de pressão.

Para reduzir esse número, o projeto visa fabricar a peça com materiais renováveis, de maneira mais simples do que as usadas hoje para criar os pneus tradicionais, tudo por meio das impressoras 3D, como destaca a empresa.

A iniciativa começou a ser desenvolvida há cinco anos, em conjunto com a norte-americana General Motors, contudo os testes práticos só começaram em 2019. No ano passado, um carro que exibia esse dispositivo foi visto circulando pelas ruas de Munique, na Alemanha. O feedback dos motoristas foi positivo.

O que vale ressaltar é que a tecnologia pode demorar um pouco a chegar até o público, visto que o lançamento está previsto para 2024. Com a espera, os motoristas estão ansiosos para saber mais detalhes do pneu, como por qual preço será comercializado e a compatibilidade do item com outras rodas que já estão à venda no mercado.




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