Um estudo publicado na revista médica Neurology avaliou 581 adultos com idade média de 84 anos. Eles autorizaram a doação do próprio cérebro para o estudo. A pesquisa mostrou a relação do espinafre com a capacidade da atividade cerebral de cada idoso avaliado.
Veja também: Agachamento pode ter benefícios inacreditáveis para o cérebro
O resultado foi positivo, pois mostrou que aqueles que comiam porções generosas do vegetal, apresentaram maior cognição.
O espinafre não é o único fator para um cérebro mais jovem
É importante considerar que não há um fator isolado quando se trata de qualidade de vida. O espinafre pode fazer bem, mas não dispensa uma alimentação equilibrada, que considera outros alimentos.
Priorize refeições com muitos vegetais e frutas, com os nutrientes necessários para satisfazer suas necessidades. No dia a dia, você consegue perceber o quanto isso melhora a concentração e a memória.
Um cérebro mais jovem: os benefícios do consumo de verduras escuras
As verduras escuras são ricas em antioxidantes e até vitaminas do complexo B, tornando-se bons ingredientes. Na pesquisa, as pessoas que comiam espinafre apresentavam um cérebro até 19 anos mais jovem.
O estudo foi realizado com idosos que desenvolveram Alzheimer, atraso cognitivo grave e moderado. Comparando idade, sexo e até o estilo de vida, por meio de formulários, as folhas de espinafre foram associadas a redução de placas amilóides.
Não, conforme mencionado, o espinafre não vai deixar seu cérebro mais novo sozinho. Mas é um caminho dos alimentos capazes de reduzir os nós cerebrais, levando a maior clareza mental.
Respostas para a prevenção do Alzheimer e desgaste cognitivo
Comece a introduzir no seu cardápio folhas verdes como agrião, couve, espinafre e escarola. Seja no suco ou nas saladas, estes alimentos são ricos em antioxidantes, fortalecendo o sistema imune.
A prevenção do desgaste cognitivo depende, em partes, do conteúdo genético, rotina de exercícios físicos e cuidados com a rotina. Nesse sentido, ter uma boa noite se sono, beber água e evitar o estresse reduzem o risco de Alzheimer.