Todo motorista atento aos detalhas já ouviu falar ou percebeu que o ar-condicionado ligado aumenta o consumo de combustível. Isso não é um mito ou uma exclusividade de alguns automóveis apenas. O que acontece é que o sistema de refrigeração rouba um pouco da potência do automóvel, o qual precisa de mais combustível para desempenhar sua função normalmente.
Veja também: Quer um carro confortável? Estas 3 opções custam a partir de R$ 87 mil
Por outro lado, existem pessoas que acreditam na eficiência de rodar com os vidros fechados. Aliás, se for para ligar o ar-condicionado, é melhor deixar os vidros fechados para impedir que o ar quente retorne para dentro do carro.
O motivo dessa crença se ancora no fato de que os vidros fechados aumentam a aerodinâmica do veículo. Isso faz com que ele percorra o caminho com mais facilidade, sem exigir tanto do motor. Isso também é verdade, mas não exatamente em todas as situações.
Qual é a verdade sobre o ar-condicionado do carro?
Uma coisa deve ficar clara, o ar-condicionado ligado aumenta o consumo de combustível e reduz a potência do carro. No entanto, essa diferença é pequena para quem utiliza o dispositivo apenas algumas vezes na semana.
Se você dirige apenas na cidade, manter os vidros fechados não impedirá que o consumo aumente. A velocidade das vias urbanas é baixa e, dificilmente, passa dos 60 km/h. Nessa velocidade, estar com os vidros abertos ou fechados não faz nenhuma diferença.
Na estrada funciona
Agora, se você pega estrada e dirige a mais de 100 km/h, por exemplo, a aerodinâmica é um fator interessante. Andar com os vidros abertos pode forçar bem mais o motor do que manter o ar ligado.
Em outras palavras, é mais vantajoso ligar o ar-condicionado e fechar os vidros na estrada. Na cidade, o contrário é a regra: vidro aberto gasta menos do que ar ligado.
Para economia total, o melhor é fechar os vidros e desligar o ar, mas aguentar o calor não é muito fácil.