Aneel faz alerta: conta de luz pode ficar até 12% mais cara NESTES estados

Conta de luz ficará até 12% mais cara para alguns brasileiros ainda no primeiro semestre deste ano. Quais estados sentirão o aumento?



Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a conta de luz vai ficar mais cara, pois será feito um aumento de até 12% ainda nos primeiros seis meses deste ano. A notícia desanimou os consumidores de dois estados brasileiros, que serão afetados pela mudança. Veja quais são eles e de quanto deverá ser o reajuste.

Leia mais: Péssima notícia: Preço da energia elétrica deve aumentar em 2023

A previsão é que a conta de energia fique mais cara entre os meses de maio e junho deste ano. Segundo a Aneel, o aumento médio será de 5,6% em todas as regiões. A mudança será ainda maior para aqueles que moram nos estados de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul.

Conta de luz até 12% mais cara

De acordo com a previsão anunciada pela agência, os consumidores de Minas Gerais e Rio Grande do Sul terão um aumento de 12% e 9,49% respectivamente. Não apenas os consumidores residenciais devem pagar mais caro pela energia elétrica! Aneel anunciou ainda que os industriais também sentirão o reajuste nos próximos meses.

A situação preocupa por diversas razões. Entre elas, a alteração pode ser em cadeia e fazer subir também os custos do comércio local, o que irá piorar ainda mais a inflação que aperta o orçamento das famílias brasileiras.

Antes de o aumento chegar, uma dica é dada para as famílias: busquem algumas estratégias de economia. Quanto antes, melhor. É a melhor saída para enfrentar a situação e o aumento na conta, que ficará mais cara em breve.

Outra dica é reduzir o uso de alguns aparelhos que consomem mais energia, como o ar-condicionado e a máquina de lavar. No caso das roupas, reunia a maior quantidade possível de peças e lave menos vezes na semana. Este é um truque que faz muita diferença.

Outra opção é também trocar as lâmpadas comuns por LED, que são mais econômicas. Os banhos também devem ser mais breves, na tentativa de economizar eletricidade.




Voltar ao topo

Deixe um comentário