Incrível! Universidade cria teste caseiro que usa celular para detectar pré-diabetes

Feito a partir de um smartphone, teste caseiro ajuda a identificar sinais de pré-diabetes do tipo 2. Entenda como funciona.



Pesquisadores da Universidade de Washington (UW) criaram mecanismos para diagnosticar sinais de pré-diabetes a partir de um teste caseiro. A iniciativa, que usa um smartphone, se coloca como uma solução barata e eficiente para a população. Na prática, a pré-diabetes nada mais é do que a indicação de elevada taxa de açúcar no sangue, mais abaixo da diabetes tipo 2.

Leia mais: Tem diabete? ESTES 7 alimentos são os melhores para o café da manhã

O quadro de pré-diabetes pode evoluir para a doença. Contudo, é possível evitar a progressão a partir de mudanças no estilo de vida e também medicamentos.

Ferramenta

O sistema operacional recebeu o nome de GlucoScreen e nada mais é do que uma tira de teste de glicose sem leitor acoplada à tela sensível ao toque de um celular. Na prática, será possível dispensar a aquisição de um leitor (glicosímetro) à parte.

GlucoScreen permitirá que pessoas realizem testes de glicose, na identificação de pré-diabetes.

Por fim, a partir do touchscreen do celular, passa a ser possível transmitir dados da tira para o dispositivo.

A pesquisa teve publicação em março, na revista Proceedings of the ACM on Interactive Mobile, Wearable and Ubiquitous Tecnologies. Em suma, o GlucoScreen aplica a tecnologia de aprendizado de máquina para analisar os dados e assim calcular a taxa de glicose do usuário.

A principal diferença entre o exame tradicional e o proposto pelos pesquisadores é que, enquanto o exame de sangue tradicional usa um glicosímetro para analisar a reação química da gota de sangue, no GlucoScreen o desempenho da tarefa fica a cargo de “circuitos baratos” adicionados à tira.

Desta forma, quando os dados gerados na fita de teste chegam ao aplicativo a partir de toques simulados na tela do smartphone, o GlucoScreen analisa as informações e, por fim, divulga o resultado no celular.

A pesquisa também aponta que a eficácia do novo teste é comparável equipamentos famosos no mercado, só que a custo muito mais acessível.




Voltar ao topo

Deixe um comentário