De acordo com a previsão do tempo divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mais de 1,3 mil cidades devem ficar em situação de alerta devido aos riscos de tempestades e chuvas intensas que podem acontecer hoje (18). Assim, os avisos do instituto possuem um grau de severidade marcado como “perigo”.
Leia: Liberado! Auxílio Gás de R$ 112 é pago a quase 6 milhões de famílias em abril
Dentre as regiões afetadas pela condição, estão estados como Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Acre, Piauí, Paraná, São Paulo, entre outros. Dessa forma, os moradores das regiões devem ter cuidado em relação às chuvas. Pensando nisso, o Inmet disponibilizou algumas instruções a serem seguidas durante essa época de tempestades.
Em caso de rajadas de vento, os cidadãos devem se manter longe de árvores, devido ao risco de descargas elétricas. Caso esteja dirigindo, o motorista não deve estacionar seu veículo próximo de placas de propaganda e torres de transmissão. Em relação aos ambientes domésticos, desligue os aparelhos e o quadro geral de energia durante as tempestades, se possível.
Chuva forte em 543 cidades
Um alerta emitido pelo Inmet indica chuvas fortes com possibilidade de volumes entre 30 e 60 mm/h, ou 50 e 100 mm/dia. Além disso, as chuvas devem ser acompanhadas de ventos intensos, com velocidade entre 60 e 100km/h.
Dentre as áreas afetadas, que podem sofrer com queda de energia, alagamento e descargas elétricas, estão:
- Vale do Acre;
- Leste Maranhense;
- Marajó;
- Noroeste Cearense;
- Centro Norte de Mato Grosso do Sul;
- Baixo Amazonas;
- Metropolitana de Belém;
- Pantanais Sul Mato-grossense;
- Sudoeste Mato-grossense;
- Sul de Roraima;
- Vale do Juruá;
- Sul do Amapá.
Tempestades em 826 cidades
Já em relação às tempestades, 826 municípios do sul e sudeste devem ser atingidos. Segundo o instituto, a previsão indica chuvas com volumes entre 30 e 60 mm/h, ou 50 e 100m/dia, com ventos intensos entre 60 e 100 km/h. Ademais, há risco também de queda de granizo durante o dia.
Por fim, algumas das cidades e regiões que serão atingidas por essas condições são:
- Campinas;
- Bauru;
- Piracicaba;
- Itapetininga;
- Oeste Paranaense;
- Sudoeste de Mato Grosso do Sul;
- Centro Oriental Paranaense;
- Litoral Sul Paulista;
- Centro-Sul Paranaense;
- Centro Norte de Mato Grosso do Sul.