O penúltimo feriado prolongado, dedicado ao Dia do Trabalhador, comemorado nessa segunda-feira, 1 de maio, está próximo. Vários brasileiros já estão se preparando para pegar a estrada e aproveitar os dias de descanso. Claro, a alta dos combustíveis pode ser um obstáculo para aqueles que desejam economizar. Felizmente, há boas notícias, pois várias dicas úteis podem te ajudar a minimizar os custos e tornar a viagem relaxante. Chega de gastar horrores!
Leia mais: Vou folgar? Veja se segunda-feira, 1º de maio, será feriado nacional
Veja ao longo do texto como algumas técnicas podem ajudar pessoas a aproveitar ao máximo do feriadão.
Com viajar e economizar combustível?
Os brasileiros são conhecidos pela paixão por viagens, principalmente as organizadas para acontecer nos feriados prolongados. Com a próxima pausa sendo o Dia do Trabalhador, muitos já estão planejando novos passeios de carro. E para que isso não fique pesado para o bolso do consumidor, é importante seguir algumas estratégias, a começar pela condição adequada do veículo que vai levar o grupo ao destino programado.
Segundo informações do portal Garagem360, um automóvel que não está com a manutenção em dia pode consumir até 50% de combustível a mais do que os carros que passam por uma boa revisão. Sem contar que a verificação regular e minuciosa de todos os circuitos e peças automotivas garante uma viagem com mais segurança, além de melhorar o desempenho. Por essa razão, revisar o carro é inteligente, pois evitará todo tipo de problema.
Antes de pegar a estrada, também vale a pena verificar quais os itens serão transportados, uma vez que o excesso de peso exige do veículo que ele trabalhe mais. Assim, o carro passa a gastar mais combustível.
Outras técnicas de economia podem ser aplicadas no momento em que a viagem já está acontecendo, como evitar o uso de ar-condicionado ou se manter dirigindo em uma velocidade constante. No primeiro caso, deixar de usar o recurso pode influenciar, pois irá poupar gasolina ou etanol. A recomendação é usá-lo somente quando necessário.
O segundo caso diz respeito a ação de evitar fazer acelerações bruscas, pois há diversos estudos que indicam o aumento do consumo por causa de uma direção irregular.
Quem puder escolher uma rota com menos paradas e semáforos também sairá ganhando na meta de economizar. Além de o método fazer com que os viajantes cheguem mais rápido ao destino, a estratégia também é econômica.