Cuidado com o golpe! Dona do Facebook faz ALERTA preocupante sobre ChatGPT

Criminosos desenvolvem falsos aplicativos e extensões de navegadores com funções do ChatGPT para roubar dados e aplicar golpes que trazem dor de cabeça às vítimas.



Se você é fã das mais variadas extensões de navegadores aplicadas no Google Chrome, por exemplo, que facilitam a realização de tarefas, é importante estar atento a esse alerta envolvendo golpes e o ChatGPT, que foi recentemente emitido pela Meta, empresa responsável pelo Facebook.

Leia mais: Usa ESTA função no WhatsApp? Cuidado: você pode estar vulnerável a golpes

A companhia de Mark Zuckeberg avisou aos seus usuários, por meio de um relatório, que há uma explosão de golpes com a inteligência artificial (IA). Os criminosos criam extensões de navegadores com funcionalidades similares à IA. Essas, por sua vez, são instaladas e roubam dados dos consumidores, causando um verdadeiro estrago.

Veja mais detalhes ao longo do texto.

Dona do Facebook emite alerta sobre explosões de golpes

Segundo informações divulgadas no relatório da Meta, os golpistas desenvolvem soluções de interface que dão acesso à ferramenta da OpenAI, como extensões do Google Chrome, que deixam o navegador integrado ao dispositivo de IA.

Quando o usuário efetua o download da funcionalidade, ele também pode estar baixando um malware, um tipo de vírus que rouba informações delicadas, como dados pessoais, assim como as contas de redes sociais, especialmente do Facebook. O documento aponta que o principal alvo são usuários que usam Facebook e Instagram para gerenciar perfis comerciais, a fim de fazer com que os golpes atinjam mais pessoas, pois esses espaços passam ainda mais legitimidade à prática fraudulenta.

Segundo a empresa, aproximadamente dez famílias de malware usam a marca do ChatGPT para aplicar golpes e mais de mil links desses tipos já foram bloqueados. Todos focados em aplicativos para dispositivos móveis ou extensões de navegadores.

O diretor de segurança da Meta, Guy Rosen, comparou o algoritmo de IA da OpenAI às criptomoedas, pois as ações dos criminosos são parecidas. No caso dos ativos financeiros, os golpistas utilizam links falsos com ofertas de produtos gratuitos, apenas para acessar as carteiras e extrair todos os valores armazenados. Rosen explica que usuários maliciosos se aproveitam de quem está interessado em novas soluções de tecnologia para gerar prejuízos.

Para resolver essa questão, a Meta detalhou quais medidas serão tomadas, como a disponibilização de sistemas de detecção e remoção de malware para donos de páginas, bem como a criação do perfil profissional “Meta Work”, que não exigirá cadastro pessoal para acessá-lo.

Além disso, a empresa irá investir em educação dos usuários, divulgando informações com as melhores práticas de segurança, incentivando o uso de autentificação em dois fatores e trocas de senhas periódicas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário