O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relançou nesta segunda-feira (8) o programa Brasil Sorridente. A Política Nacional de Saúde Bucal foi incluída na Lei Orgânica da Saúde, que assegura o atendimento odontológico permanente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Leia mais: Imposto sindical pode voltar com outro nome após decisão do STF
Lançado em 2004, o programa atendeu mais de 80 milhões de cidadãos durante seus 10 anos de duração. A projeção é que 111,6 milhões de brasileiros serão beneficiados pela volta dos atendimentos nos próximos anos.
O relançamento ocorreu no Palácio do Planalto e contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade. Durante o evento, Lula falou sobre a importância do projeto para a população.
“Ninguém gosta de estar banguela, de ter dente sujo, de aparecer feio na frente dos outros. E o Brasil Sorridente é uma coisa extraordinária porque não recupera só o sorriso, recupera a dignidade do ser humano, o orgulho”, afirmou.
Novo formato
A nova versão do programa trará algumas melhorias, como a ampliação das equipes credenciadas e dos serviços oferecidos. Em março e abril, o governo credenciou 3,7 mil novas equipes e 630 novos serviços, e a meta é chegar a 59,7 mil até o fim de 2026.
O Brasil Sorridente oferecerá atendimento odontológico em 5,2 mil municípios, sendo 805 novos na lista e 85 que nunca contaram com equipes de saúde bucal. Lula também planeja inaugurar 19 novos centros especializados em todo o Brasil.
Entre as novidades anunciadas está também a compra de 10 novas unidades móveis para facilitar o atendimento em locais de difícil acesso.
Locais de atendimento
Os atendimentos do programa serão realizados em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF), Unidades Odontológicas Móveis (UOM), Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e hospitais do SUS. O Brasil Sorridente também conta com Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD).