Comprar um veículo é uma escolha que envolve vários critérios que precisam ser observados atentamente, pois assim as chances de se arrepender depois caem drasticamente. A compra é uma grande responsabilidade! Se for algum modelo usado, a atenção deve ser ainda maior. Veja quais são os cinco carros que custam caro para manter.
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Um dos pontos que tornam um automóvel menos interessante aos olhos dos compradores é justamente os gastos com a manutenção, principalmente nos usados, por sabermos que a garantia de fábrica já não se aplica. Isso significa que os proprietários precisam estar preparados para arcar com todos os gastos que surgirem.
Estes carros vão te fazer gastar e muito
Os custos de manutenção podem variar bastante, principalmente quando os carros se tornam mais velhos. Novos problemas surgem conforme há o avanço da quilometragem, ainda que alguns deles sejam desconhecidos por boa parte dos compradores. Para ajudar aqueles que querem comprar um usado, mas que se preocupam e muito com o valor da manutenção, confira quais podem se tornar os grandes vilões do seu bolso.
A orientação é garantida por meio do Índice de Manutenção Veicular (IMC), criado pela empresa CESVI Brasil. O levantamento analisa os custos dos reparos, previstos para os primeiros 100 mil quilômetros rodados, de cada modelo de carro presente no mercado nacional.
Avalia também a média de preço das peças que precisam ser substituídas.
As peças básicas avaliadas pelo IMC incluem para-lamas; para-choques; capô; radiador; lanternas; painel dianteiro; portas traseiras e dianteiras; condensador; grades do radiador; ar-condicionado; entre outros.
Dos modelos avaliados que estão entre os mais vendidos no Brasil, o índice destaca os cinco carros cuja manutenção sempre acaba sendo uma das mais caras. São eles:
- Fiat Palio 2020;
- Nissan Versa 2020;
- Caoa Chery Tiggo 2 2021;
- Citröen C4 Lounge 2020;
- Jeep Renegade 2020.
É claro que, na hora de comprar, é preciso considerar diversos fatores, como o estado de conservação do veículo e a qualidade do serviço de reparo prestado ao longo dos anos de circulação do veículo. Veja a procedência, peça o máximo de informações e, se possível, leve o carro para a avaliação de algum profissional que seja da sua confiança.