O vale-alimentação causa um verdadeiro alívio para os cidadãos na hora de realizar as compras do mês. O que muitos não sabem é que nem tudo que é vendido no supermercado deve ser pago com esse cartão! Ao contrário do que a grande maioria acredita, há uma lista de itens proibidos por lei, que não podem ser adquiridos com o benefício.
Leia mais: Novas regras do vale alimentação podem gerar multas
Seja pela falta de conhecimento ou pela ação de má fé, muitos trabalhadores que recebem o auxílio alimentação continuam comprando esses itens com o benefício, mas isso pode dar problema mais cedo ou mais tarde. Pensando nisso, decidimos listar alguns produtos que não podem ser adquiridos com o cartão em questão. Confira!
Não compre estas coisas com seu vale-alimentação
1. Produtos de limpeza não relacionados à cozinha
Mesmo que os produtos mencionados sejam itens essenciais para que os cidadãos consigam manter as suas cozinhas em ordem, é importante ressaltar que o vale não deve ser utilizado para comprar itens de limpeza, especialmente aqueles que não estão diretamente relacionados à cozinha.
É permitido comprar desengordurantes, detergente e buchas, porém muitos utilizam o recurso para comprar sabão em pó para roupas, amaciantes e outros produtos que não são direcionados a esta área da casa, logo são proibidos.
2. Bebidas alcoólicas
Outra confusão feita pelos trabalhadores é em relação à aquisição de bebidas alcoólicas com o vale-alimentação. Por não serem consideradas alimentos e tampouco são permitidas durante o expediente de trabalho, estes itens acabam ficando de fora dos aprovados. Tentar comprá-los pode levar à suspensão do recurso.
3. Combustível
Parece impressionante que alguém pague a gasolina, por exemplo, com o vale, mas acredite: há gente para tudo. O combustível não deve ser pago com este benefício, visto que ele é destinado exclusivamente para a compra de alimentos e itens relacionados à alimentação.
O principal intuito do vale-alimentação é de garantir que o trabalhador e a sua família tenha acesso a uma alimentação segura e saudável, logo isso nada tem a ver com o abastecimento do carro ou moto.
4. Contas e despesas
Ele não deve ser utilizado para realizar o pagamento de contas domésticas, como água, luz e telefone. Além disso, também não é permitido quitar outras despesas, que não estejam diretamente relacionadas à alimentação, de seu beneficiário. Fique atento para não perder esse valioso recurso.