O mercado de criptos continua a crescer a cada ano, algo que é evidenciado pelos expressivos números alcançados. No primeiro trimestre de 2023, os brasileiros movimentaram cerca de R$ 46 bilhões em transações envolvendo alguma criptomoeda, revelando então o interesse e a participação crescente nesse setor.
Leia mais: Turbine sua IA: passo a passo para ter a melhor versão do ChatGPT
Criptomoeda a caminho
O mercado também presencia a chegada de novas moedas, como a Worldcoin, opção recentemente criada por Sam Altman, fundador do ChatGPT, que pretende ajudar aqueles que perderam empregos devido à inteligência artificial (IA). Ela se encontra em estágios avançados de negociação para angariar aproximadamente US$ 100 milhões em financiamento enquanto se prepara para o lançamento.
Uma característica inovadora proposta por Sam Altman é o uso da tecnologia de escaneamento de íris para estabelecer um sistema de identificação global. A nova moeda se apresenta como um projeto de renda básica universal, com o objetivo de mitigar as perdas de empregos ocasionadas pela IA.
Nas próximas seis semanas, é provável que o protocolo blockchain seja lançado com o aplicativo.
Como funciona a Worldcoin?
A empresa havia anunciado que a carteira de criptomoedas, chamada de “World App”, poderia chegar no último dia 8, em uma versão beta. A própria moeda não está em circulação, mas será disponibilizada ainda em 2023. Uma das novidades é a combinação de inteligência artificial e identificação (ID), com a tecnologia de escaneamento de íris, que vem recebendo críticas.
Além de suas propostas inovadoras, a Worldcoin revelou a sua intenção de utilizar a tecnologia como um meio de capacitar indivíduos na “Era da IA”. A moeda digital busca fornecer uma “renda básica universal financiada por IA”, explorando as capacidades desse meio para garantir recursos e suporte essenciais a todos.
Para receber a nova moeda, o site oficial da Worldcoin explica que é preciso criar a World ID, que será usada posteriormente para acessar sites e aplicativos de forma segura. Após o cadastro, cada consumidor dos países elegíveis vão receber uma leva das moedas mensalmente e sem custo.
Inicialmente, elas serão distribuídas por semana, mas depois seguirão um cronograma por mês.