A água encanada, embora seja consumida por humanos, nem sempre é recomendada para os pets. Isso acontece porque há componentes químicos que os animais não conseguem absorver. Dessa forma, seu organismo fica suscetível a doenças e infecções. Atenção! Este é o risco que o seu animal corre ao beber água encanada diariamente.
Veja também: Quais são as consequências de oferecer pão para gatos e cachorros?
Por que cães e gatos não devem beber água de qualquer lugar?
Segundo o especialista em purificação de água do Reino Unido, Gene Fitzgerald, que concedeu entrevista ao The Mirror, a água encanada não é recomendável para gatos e cachorros.
Se você tem um animal de estimação, fique atento!
No Brasil e em outras partes do mundo, é comum que os tutores ofereçam água da torneira para os seus pets. No entanto, essa prática pode ser perigosa, a médio e longo prazo, principalmente em filhotes em desenvolvimento.
Água encanada pode fazer mal ao cachorro
Para Fitzgerald, o que sai da torneira não é apenas água pura e sim cálcio, magnésio e outros aditivos químicos. Esses componentes apresentam um alto nível de toxicidade para alguns animais domésticos.
Por exemplo, quem tem cachorro ou gato, precisa ficar ciente que a água que não foi purificada, aumenta os riscos de doenças. Entre elas estão a cistite, infecções na bexiga, obstrução urinária e cristalúria.
Em determinadas raças e nos felinos, a água presente em torneiras leva a condições de má digestão, problemas de pele e desgaste nos dentes. Sendo assim, considere oferecer opções engarrafadas devidamente tratadas.
Problemas silenciosos e saúde dos pets
Diferente dos humanos, os pets podem demorar para responder a uma condição ruim no corpo. Dessa maneira, é preciso prestar atenção em cada mudança de comportamento, no intuito de prevenir quadros graves.
Quanto à água da torneira, muitas pessoas imaginam que o animal não sofre, porque não tem reações. Contudo, a longo prazo certamente isso vai resultar em desgaste físico, reduzindo a qualidade de vida do cachorro.