A Receita Federal anunciou que a consulta ao primeiro lote de restituição do IR 2023 estará disponível a partir das 10h da próxima quarta-feira (24), uma semana antes do depósito, que será feito em 31.
Leia também: IRPF: Faixa de isenção pode chegar a R$ 4 mil em 2025
A quantidade de pessoas que receberão nesse primeiro lote ainda não foi divulgada. Serão priorizados os contribuintes que se enquadram nas seguintes categorias: idosos com 80 anos ou mais, idosos acima de 60 anos, contribuintes com deficiência física ou mental, aqueles com doenças graves e pessoas cuja principal fonte de renda é o magistério.
Após atender às prioridades legais, as restituições serão pagas de acordo com a ordem de escolha do contribuinte. Aqueles que fizeram a declaração pré-preenchida e solicitaram a restituição via Pix até o dia 10 de maio também terão prioridade.
Por fim, a ordem de restituição seguirá a data de envio da declaração, ou seja, quem entregou antes receberá primeiro.
Como consultar a restituição do IR 2023
Acompanhar a consulta da restituição não se resume apenas a saber quando o dinheiro será depositado, mas até mesmo identificar possíveis pendências ou se foi selecionado para a malha fina.
Para verificar a restituição do Imposto de Renda, é possível acessar o site “Meu Imposto de Renda” e selecionar a opção “Consultar a Restituição”. Para uma consulta simples, basta informar o CPF, o ano da declaração (2022) e a data de nascimento.
Caso deseje obter informações mais detalhadas, é possível acessar o portal e-Cac, onde será possível verificar o status da declaração, identificar possíveis pendências ou divergências, bem como realizar retificações, se necessário. O acesso ao e-Cac requer CPF, código de acesso (gerado pelo próprio contribuinte) e senha.
Vale ressaltar que aqueles que não enviarem a declaração dentro do prazo estipulado estarão sujeitos a multas, que variam de R$ 165,74 a 20% do imposto devido, dependendo do tempo de atraso.
Confira o calendário completo de restituição do Imposto de Renda 2023:
- 1º lote: consulta em 24 de maio e pagamento em 31 de maio.
- 2º lote: 30 de junho.
- 3º lote: 31 de julho.
- 4º lote: 31 de agosto.
- 5º lote: 29 de setembro.