Os verdadeiros apreciadores de café sabem muito bem que ferver a água para passar no filtro é quase um sacrilégio. Isso porque a água fervente pode estragar completamente o sabor da bebida e até mesmo algumas de suas propriedades mais desejadas. Se isso ainda soa como uma grande novidade aos seus ouvidos, é importante entender o que acontece.
Veja também: Café da manhã com cerveja e salsicha branca? Isso existe nestas 4 cidades
Por que água fervendo no café é um “pecado”?
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC, o grão é preferência de 80% dos brasileiros. Essa é a porcentagem das pessoas que tomam o tradicional cafezinho no país.
Mesmo diante de uma bebida tão comum e consumida há séculos, ainda existem pessoas que erram no processo de preparo. Inclusive, um dos erros é básico e consiste no mau hábito de adicionar água fervente no filtro de papel ou no coador de pano.
De uma forma resumida, especialistas apontam que a temperatura da água não deve ser superior a 92 °C. Dependendo do tipo de grão ou de pó, é recomendado que esse número seja ainda menor e não passe de 86 °C.
O que acontece quando a água fervente passa pelo pó?
Na prática, a água fervente perde oxigênio e, quando colocada diretamente sobre o pó, queima todo o café. Por isso, é comum sentir aquele gosto amargo e desagradável, especialmente em marcas de menor qualidade, com seleção “despreocupada” dos grãos.
Por isso, se você não quiser estragar a sua bebida e ter um prazer extra na hora de degustar um tradicional “coado”, é importante prestar atenção e evitar a fervura da água.
Dica para fazer um café perfeito
Leve a água para o fogo, quando notar que pequenas bolhas começaram a se formar no fundo da panela, desligue o fogão. Aguarde cerca de 3 minutos e passe a água pelo café. O mais indicado é coar adicionar o açúcar somente depois de coar o produto.
Dessa maneira, você terá um café preto fresquinho e saboroso, com tudo o que o grão selecionado poderia entregar.