A Receita Federal libera hoje (24), a partir das 10h, a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023. O repasse deste lote será realizado no dia 31 de maio, mesmo dia em que se encerra o prazo para o contribuinte entregar a declaração deste ano. O valor a ser pago é o maior da história da Receita, sendo R$ 7,5 bilhões destinados a 4,1 milhões de pessoas.
Leia mais: Nova faixa de isenção do Imposto de Renda vale a partir de 2024; quem será beneficiado?
Dessa forma, esse primeiro lote será destinado para os contribuintes que possuem prioridade legal, sendo eles:
- Idosos acima de 80 anos;
- Contribuintes entre 60 e 79 anos;
- Pessoas com deficiência mental ou física, ou moléstia grave;
- Contribuintes cuja fonte de renda principal seja o magistério;
- Pessoas sem prioridade legal, mas que optaram pela declaração pré-preenchida ou pelo ressarcimento via Pix.
Como consultar a restituição do Imposto de Renda?
Para descobrir se sua restituição já está disponível e se você está incluso neste primeiro lote, basta acessar o site da Receita Federal. A página apresenta também algumas orientações e os canais de prestação de serviço, permitindo uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração.
Esta consulta será possível por meio do extrato de processamento, acessado no portal e-CAC. Assim, quem já entregou a declaração, mas ainda não irá receber a restituição neste primeiro lote, é importante ficar de olho nos próximos lotes.
A medida é importante não somente para se programar para quando do dinheiro for depositado, mas também por ser uma forma de acompanhar a situação da declaração para descobrir se há pendências ou se você caiu na malha fina.
Desse modo, caso a Receita Federal identifique alguma pendência em sua declaração, o contribuinte poderá retificar o documento, corrigindo as informações que estejam erradas. Com isso, é possível fugir dos sustos ou do clássico hábito de gastar o dinheiro que ainda não foi depositado.