Ir ao banheiro e, na hora de usar o papel higiênico encontrar uma mancha de sangue é uma situação assustadora para todo mundo. No entanto, ela é mais comum do que se imaginava. O que não significa que você deve apenas ignorar esse tipo de acontecimento, já que ele pode dar sinais importantes sobre sua saúde.
Veja também: Substituto do papel higiênico já existe e ele é um tubo portátil de 22 cm
Papel higiênico pode revelar problema de saúde
Se limpar com papel higiênico e notar a presença de sangramento nem sempre significa algo grava. Na verdade, na maior parte dos casos não existe nenhum motivo para preocupação. Porém, não é esperado e nem deve ser encarado como algo normal a ponto de ser ignorado.
Existem muitas explicações possíveis para a situação. O próprio atrito do papel com a pele pode gerar fissuras ou romper vasos sanguíneos, causando o sangramento e as marcas no papel higiênico. Normalmente, esse tipo de ferida é superficial e apresenta sangue vermelho-vivo.
Pessoas que sofrem com o surgimento de hemorroidas ou fissura anal também podem apresentar o sangramento. No caso da hemorroida, muito tempo sentado no vaso facilita o aparecimento de sangue, o qual pode estar até mesmo dentro do vaso.
Quais são os sinais mais preocupantes?
Primeiramente, se você nunca teve nenhum problema de fissura ou hemorroida, o melhor a fazer é procurar um médico, independente de ser pouco ou muito sangue no papel higiênico. No entanto, algumas situações merecem sua atenção especial:
1 – Sangue na água do vaso sanitário ou na própria louça;
2 – Fezes escuras;
3 – Fezes vermelhas;
4 – Dor ao evacuar;
5 – Sangue acompanhado de dor.
Algumas dessas situações podem ocorrer mediante problemas gastrointestinais de pequena, média ou alta gravidade. Por isso, sempre procure um especialista para ser diagnosticado corretamente.
Como evitar os problemas
As dicas mais fáceis para evitar sangue no papel higiênico: são manter uma dieta balanceada e rica em fibras, ingerir bastante água ao longo do dia, não ficar muito tempo sentado no vaso sanitário, fazer a higienização correta, não fazer força para evacuar sem que haja estímulo ou vontade para isso.