Vitz for Vitory (Vitz para a Vitória). Este é o slogan de lançamento do novo carro popular no segmento dos veículos menores da Toyota. Na prática, o modelo é uma repaginada de um projeto abandonado em 2019 e que, na época, passou a ser chamado de Yaris, com dimensões maiores. Assim, o Vitz será um veículo de entrada com foco em países africanos e asiáticos.
Leia mais: R$ 49 mil: Toyota lança novo carro popular que promete brigar com o Kwid
Desta forma, a Toyota pretende ofertar um carro pequeno a partir da combinação de um estilo moderno e de recursos de segurança geralmente presentes em modelos mais caros. Além disso, busca estar em sintonia com as necessidades de um consumidor mais experiente.
Cenário
A Toyota trabalha a partir de um cenário onde o consumidor médio teve o seu poder aquisitivo diminuído a partir da pandemia de Covid-19. Diante deste cenário, a montadora passou a considerar fatores como acessibilidade e baixos custos de funcionamento para trabalhar o seu próximo lançamento no mercado.
Em suma, tal cenário acelerou também o crescimento do mercado de carros pequenos, que agora representa 64% do mercado total de países, como é o caso da África do Sul.
Apesar do lançamento do Vitz, esse não é o único modelo da Toyota destinado a mercados emergentes. A marca tem em seu portfólio carros mais baratos, com o Aygo e o Agya, com foco principal em mercados asiáticos.
Vitz for Victory
O novo modelo é uma parceria com a Suziki. Em suma, tem motor 1,0 de três cilindros, capaz de gerar 67 cv e 9 kgfm, além de ter a opção de câmbio manual ou automático.
Já quando se fala em dimensão, ele é um pouco maior que o Kwid, tão conhecido pelos brasileiros. Na prática, o Vitz mede 3,69m de comprimento, 1,65 de largura, 1,55m de altura e 2,43m de entre-eixos.
Por fim, o caso tem como diferencial o Sistema de Travagem Antibloqueio, VSC para manter a tração, airbags duplos, pré-tensores com limitadores de força para os cintos de segurança dianteiros, assim como sensores de estacionamento traseiros.
As vendas já começaram na África do Sul, com preços a partir de 9.900 dólares, ou seja, algo em torno de R$ 49.152.