É importante destacar que a maioria das pessoas não corre risco ao consumir ocasionalmente algumas sementes. No entanto, dependendo da quantidade e frequência, certos caroços tendem a causar intoxicação. Portanto, não esqueça de remover cada semente antes de consumir certas frutas. Estes são os alimentos naturais com os quais você deve ter cuidado na ingestão.
Veja também: Cortou ‘tá’ nova? Veja o que fazer quando encontrar mofo nas frutas
Conheça as frutas com as sementes mais tóxicas
1. Maçã
As sementes de maçã contêm uma pequena quantidade de cianeto na forma de ácido cianídrico, tóxico em grandes doses. Nesse caso, essa espécie de veneno é ativada em contato com a saliva. Portanto, quanto mais tempo a semente permanecer na boca durante a mastigação, maiores serão os riscos de indigestão.
2. Damasco
A polpa do damasco também apresenta compostos de cianeto, especialmente quando mastigadas ou trituradas. Sendo assim, ingerir sementes de damasco em excesso é muito perigoso. Embora seja raro esse tipo de incidente, o risco de dano cerebral pela substância é alto, pois resulta em sequelas.
3. Pera
Da mesma maneira que as frutas mencionadas anteriormente, a pera reúne sementes cianogênicas. Dessa maneira, maçãs e peras devem ser misturadas em receitas de forma cuidadosa. Se você comer algo com essas frutas e se sentir mal, procure um hospital de pronto atendimento o quanto antes.
4. Pêssego
Das quatro frutas com sementes venenosas, o pêssego é o que revela ser menos passível de incidentes. Isso acontece porque os pêssegos apresentam caroços grandes, que facilitam sua limpeza antes do consumo. Ainda assim, redobre a atenção nos preparos que envolvem pedaços do fruto.
O que o cianeto presente em sementes pode causar no organismo?
O cianeto interfere na capacidade das células do corpo de utilizar oxigênio, levando a uma falta de oxigenação adequada dos tecidos e órgãos. Com isso, os sintomas de envenenamento incluem falta de ar, tontura, dor de cabeça, confusão e convulsões. Em casos mais graves, a reação resulta em morte.