A publicação do edital para Escriturário do Banco do Brasil (Concurso Escriturário Banco do Brasil 2018) causou frenesi entre os concurseiros. E não é para menos, já que se trata de um dos mais aguardados concursos para este ano.
Porém, o candidato mais atento deve ter observado algumas alterações no conteúdo programático ao comparar com o edital anterior.
A principal delas é a maior ênfase dada à disciplina de Informática. Em 2015, foram aplicadas cinco questões com peso 1. Agora, a prova contará com 20 questões com peso 1,5.
Outra mudança se refere à retirada dos temas Atendimento ao Cliente, Cultura Organizacional e Marketing. Essa parte, inclusive, causou estranheza em alguns especialistas.
Comece a estudar: Apostila para Escriturário – Banco do Brasil 2018
Em entrevista para o Correio Braziliense, o professor Leo França vê incoerência na exclusão destes assuntos. Isso porque, na descrição do cargo presente no edital, constam atribuições de atendimento, venda de produtos e serviços.
França percebe a inferência de que, na prova, o candidato deve provar conhecimentos em informática, probabilidade e estatística. Os demais deverão ser adquiridos por meio de treinamentos ministrados ao longo do estágio probatório.
Análise do edital
Ainda de acordo com o professor, o candidato deve ter aproveitamento de, pelo menos, 70% na redação. Ele acredita que deve ser cobrado temas relacionados às atividades bancárias de atendimento e vendas. Mesmo assim, na sua visão, a inserção desses assuntos não supre sua ausência na prova objetiva.
Nos próximos 60 dias, Leo França recomenda que o concurseiro elabora um cronograma de estudos, equilibrando teoria e resolução de exercícios.
Durante a prova, a dica é reservar a primeira hora para elaborar a redação, seguida das questões sobre assuntos que o candidato domine mais.
Concurso Escriturário 2018
O Concurso Escriturário Banco do Brasil 2018 é organizado pela Fundação Cesgranrio e exige formação de nível médio, com iniciais a partir de R$ 2,7 mil! O certame prevê formação de cadastro de reserva, além das 30 vagas disponibilizadas. As oportunidades seguem para lotação no Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo.
O candidato será selecionado por meio de provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos. Os exames serão aplicados nas cidades de Belo Horizonte, Belém, Brasília, Curitiba, Campinas, Recife, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, na provável data de 13 de maio.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 27 de março, pelo site da Fundação Cesgranrio, banca organizadora do certame. É cobrada taxa no valor de R$ 48,00.
Maiores informações no edital, que pode ser acessado pelo link: goo.gl/YdyCev