Especialistas em IA alertam: humanidade está sob risco de ‘extinção em massa’

ONG divulgou comunicado assinado por figuras importantes do setor, informando o risco de extinção em massa, caso a IA acabe sendo usada indevidamente.



O setor tecnológico está agitado com o avanço desenfreado das inteligências artificiais (IA). A cada dia, novas soluções chegam ao mercado, deixando os usuários praticamente enlouquecidos sobre como as ferramentas fornecem resultados realistas, a exemplo das IAs que geram imagens, textos e outros recursos.

Leia mais: ‘Risco existencial’: Reino Unido quer regulamentar IA por temer pela humanidade

Os especialistas da área estão preocupados com todo esse desenvolvimento e não param de emitir alguns alertas sobre os riscos que todo esse avanço pode causar na humanidade. A última declaração divulgada foi feita pela ONG Center for AI Safety, que avisa sobre o uso indevido dessa tecnologia e como ela pode extinguir a população.

Segundo o texto, o uso inapropriado pode gerar consequências graves aos seres humanos. O grupo destacou que pode haver uma extinção em massa da humanidade, se o assunto não for tratado com urgência global, da mesma forma que são abordadas as guerras e pandemias. O detalhe é que o texto recebeu assinaturas de nomes importantes da indústria, responsáveis pelo avanço da tecnologia, como o CEO da OpenAI e dono do ChatGPT, Sam Altman.

O diretor-executivo do Google DeepMind, Demis Hassabis, também assinou o comunicado, além dos pesquisadores premiados Geoffrey Hinton e Youshua Bengio. Nessa lista, vemos que Yann LeCun, que assumiu o cargo de cientista-chefe de IA da Meta, não participou desse movimento, o que só levantou muitas especulações sobre o posicionamento da empresa quanto a tudo que está acontecendo.

A declaração segue a tendência de outros comunicados que já circulam pela mídia. O mais popular foi o divulgado por Elon Musk, que reuniu a assinatura de dezenas de estudiosos pedindo uma pausa no desenvolvimento das IAs por, pelo menos, seis meses.

Debate sobre avanço da IA é intenso

Em entrevista ao The New York Times, o diretor-executivo da ONG, Dan Hendrycks, disse que o objetivo do comunicado não é amenizar o problema, mas sim mostrar que as figuras do setor estão preocupadas. A discussão na comunidade de IA destaca que todos estão muitos pessimistas com as novidades, mas Hendrycks acredita que essa é uma interpretação equivocada.

Especialistas acreditam que o avanço rápido deixará o controle das ações das ferramentas mais desafiantes, argumentando que a humanidade já enfrenta problemas, como desinformação e roubo de dados, suficientes. Do outro lado, pessoas ressaltam que o cenário apontado é exagerado, já que muitos sistemas ainda têm dificuldade de executar tarefas simples.




Voltar ao topo

Deixe um comentário