O café é uma bebida muito popular e apreciada em diversos cantos do mundo. No Brasil, por exemplo, muitas pessoas só conseguem começar o dia depois de uma boa dose dela. Veja algumas curiosidades surpreendentes sobre o café e perceba que, mesmo tão popular, ele esconde muitos segredos. Sobre alguns, ninguém nem desconfiava.
Leia mais: Acredite, este é o melhor horário para tomar café – e não é de manhãzinha
A bebida conquista novos apreciadores no mundo todo, principalmente por causa do sabor incomparável a das diferentes formas de preparo, que agradam muitos paladares. Ela esconde histórias fascinantes, mas que não são conhecidas por todas as pessoas. Já pensou sobre isso?
Segredos sobre o café
Ele é muito mais do que uma simples bebida.
Com a sua produção em solo brasileiro impulsionando a economia, ele tem um alto valor e é exportado para várias partes do planeta, reforçando a força da produção do grão no Brasil. A demanda pela bebida dos deuses só cresce ano a ano, confirmando que ele é mesmo um tesouro entre os mais valiosos do nosso país.
Há muitas curiosidades exóticas sobre o café. A começar pelo nome. Inicialmente, ele era chamado de “qahwah“, que remonta à Arábia Saudita, mas foi na Turquia que ganhou o apelido de “koffiee”, que passou por diversas transformações até se estabelecer como nós conhecemos hoje: café!
Outra curiosidade muito interessante é que esta é a segunda bebida mais consumida no mundo todo! Fica atrás somente da água. Pois é… E falando nisso, saiba que há várias formas de preparo, visto que elas mudam de uma cultura para outra, mas o expresso sempre lidera a lista dos mais desejados pelos apreciadores.
Agora, você vai conhecer um dos maiores segredos do café. Ao contrário do que muitos pensam, ele é, na verdade, uma fruta obtida a partir do cafeeiro, um arbusto selvagem que pertence à família Rubiaceae e ao gênero Coffea.
Originário da África, o cafeeiro tem mais de 5 mil espécies em todo o mundo, sendo a Coffea arábica a mais famosa e responsável pelo café preto que nós tanto amamos. Os frutos do cafeeiro são chamados de “cerejas do café” devido à sua semelhança com as pequenas frutas vermelhas.
Cada cereja de café contém duas sementes, que são os grãos de café que conhecemos e utilizamos para preparar a bebida. Portanto, embora muitas vezes pensemos no café como uma bebida, é importante lembrar que, em primeiro lugar, ele tem origem na fruta produzida pelo cafeeiro.
Por isso, a cada xícara de café, mergulhe em um incrível universo de sabores, aromas e segredos que podem te fascinar e conectar ainda mais com a história dessa bebida que conquistou o mundo.