Quais marcas terão “carros populares” no Brasil com programa do governo?

Programa para "carros populares" no Brasil pode sair diferente do esperado. Entenda o motivo e veja comparativo de preços.



No dia 25 de maio, o Governo Federal divulgou um plano de incentivo à indústria automotiva, que inclui a redução de impostos e algumas regras para as montadoras poderem obter descontos. Mas a volta dos “carros populares” no Brasil não foi exatamente como esperado e ainda existem dúvidas sobre o assunto.

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Agora, o que se espera é que, com as medidas anunciadas pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB-SP), haja uma redução nos preços dos carros à venda no Brasil, pelo menos a curto prazo e durante a vigência desses incentivos, para veículos com valor de até R$ 120 mil.

Segundo o que foi anunciado, as regras que as montadoras devem seguir para os incentivos são:

  • Valor inicial: quanto menor o valor do carro, menor será a carga tributária;
  • Emissões: quanto menos poluente for o motor, menor serão os impostos cobrados;
  • Produção: quanto maior o uso de peças nacionais, maior será o desconto.

Se todas as condições forem cumpridas, quais seriam os carros e montadoras beneficiadas com esses descontos? Veja logo abaixo.

Quais montadoras terão “carros populares”?

No anúncio do dia 25, Alckmin revelou que, inicialmente, haverá redução nas alíquotas do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), PIS (Programa de Integração Social) e COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social).

As porcentagens estabelecidas pelo governo variam de 1,5% a 10,75%, progressivamente, de acordo com os critérios mencionados acima. Portanto, na melhor das hipóteses, os carros de entrada devem sim ultrapassar os R$ 60 mil, a menos que as montadoras reduzam ainda mais os equipamentos nos modelos mais econômicos.

Considerando as linhas atuais de cada montadora, podemos esperar por carros “populares” ou com preços mais competitivos, como:

  1. Fiat Mobi
  2. Renault Kwid
  3. Fiat Argo
  4. Peugeot 208
  5. Citroën C3
  6. Renault Stepway
  7. Volkswagen Polo Track
  8. Chevrolet Onix
  9. Hyundai HB20

Para ter uma ideia: se os dois carros mais baratos atualmente, Kwid e Mobi, que partem de R$ 68.990, não tiverem nenhuma alteração que reduza o seu valor inicial, eles poderiam chegar a R$ 61.401 no melhor cenário, representando uma queda de quase 11% apenas com a redução dos impostos. Já um modelo um pouco mais caro, como o Chevrolet Onix, passaria de R$ 84.390 para R$ 77.639, com um desconto de 8%.

No entanto, ainda se espera mais ações por parte do Governo Federal para tentar reduzir ainda mais os preços dos carros de entrada, como a possibilidade de utilização do FGTS para compra e novas taxas de financiamento, além da eventual liberação de vendas diretas para pessoas físicas.




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