Nos próximos dias, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil realizam o penúltimo pagamento do abono salarial PIS/Pasep. O benefício é oferecido anualmente a milhões de trabalhadores da iniciativa pública e privada que cumprem alguns requisitos.
Leia mais: Custo do vício: ‘fumantes gastam 10% do salário com cigarro’, diz estudo
Cerca de 24 milhões de brasileiros que trabalharam com carteira assinada em 2021 poderão sacar entre R$ 110 e R$ 1.320 (um salário mínimo), conforme o número de meses trabalhado no período. Os repasses começaram em fevereiro e seguem até julho.
Quem pode receber?
O abono é pago aos funcionários de empresas privadas e servidores públicos que trabalharam com carteira assinada ao menos 30 dias em 2021, recebendo até dois salários mínimos, em média, por mês. Também é necessário ter inscrição no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos.
A última regra é estar com os dados informados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou e-Social enviado pelo empregador ao governo.
Quem são os próximos a receber?
Os próximos depósitos contemplam os seguintes grupos:
- PIS: trabalhadores nascidos em setembro ou outubro;
- Pasep: servidores públicos com inscrição final 6 ou 7.
Os últimos a sacar o abono salarial serão os nascidos em novembro e dezembro e aqueles com inscrição final 8 ou 9. O pagamento para os grupos finais está previsto para o dia 17 de julho.
Como consultar o abono?
O trabalhador pode consultar informações sobre o PIS/Pasep no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital), disponível para aparelhos Android e iOS. Outra opção é entrar em contato diretamente pelos canais de atendimento dos bancos pagadores do benefício, a Caixa Econômica Federal (PIS) e o Banco do Brasil (Pasep).